Topo

Esse conteúdo é antigo

Frio: Brasil terá baixas temperaturas com geada e pode até nevar no Sul

Do UOL, em São Paulo

16/05/2022 04h00Atualizada em 16/05/2022 11h06

Diversas capitais brasileiras enfrentarão frio intenso nesta semana. As regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste registrarão baixas temperaturas e é melhor se preparar para tirar o casaco do armário. O destaque fica para Goiânia (GO), que registrará 2 °C na quinta-feira (19), para São Paulo que terá mínima de 5 °C no mesmo dia, e para Curitiba e Florianópolis, que registrarão temperaturas que variam de 3 °C a 8 °C na terça e quarta-feira, segundo o Climatempo.

Hoje e amanhã em São Paulo os termômetros atingem mínimas de 15 °C e 11 °C, respectivamente, e as máximas chegam a 20 °C. Na quarta-feira (18), haverá uma mudança brusca de temperatura, quando os termômetros ficam entre 6 °C e 5 °C até sexta-feira (20).

Em Goiânia o clima fica ameno hoje e amanhã, com temperaturas que podem chegar a 25 °C e 28 °C, respectivamente. Assim como a capital paulista, o frio vem com força a partir de quarta-feira, com a mínima sendo de 8 °C. E é na quinta-feira que os goianos amanhecem com geada e um frio de 2 °C. Na sexta-feira, a situação muda pouco, com o termômetro batendo os 5 °C.

Em Curitiba, hoje e amanhã as temperaturas ficam em 8 °C e 4 °C. Na quarta-feira, há chances de geada e a mínima deve ser de 3 °C. Quinta e sexta-feira as mínimas sobem um pouco e ficam nos 9 °C, com máximas que chegam aos 18 °C.

Região Sudeste

De acordo com o Climatempo, as outras capitais do Sudeste não acompanham São Paulo nessa frente fria.

No Rio de Janeiro, a mínima da semana será registrada na quinta-feira, quando os termômetros chegam a 17 °C. Há previsão de chuva para hoje e amanhã, mas as temperaturas mais baixas ficam na casa dos 19 °C e 18 °C.

Em Belo Horizonte, hoje e amanhã deve haver chuva, mas os termômetros não ficam abaixo dos 15 °C. Apenas na quinta-feira o frio dá as caras, com mínima de 7 °C. Na sexta-feira deve fazer 10 °C.

Região Sul

Segundo boletim do Inmet, há chance de neve entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã nas serras Gaúcha e Catarinense.

Em Porto Alegre, a semana já começa gelada: hoje a mínima será de 9 °C e amanhã será de 8 °C, com a máxima não passando dos 16 °C. A partir de quarta-feira o clima esquenta um pouco, registrando máxima de 20 °C na quinta-feira e 18 °C na sexta-feira.

Em Florianópolis, hoje os termômetros ficam entre 12 ºC e 19ºC. Já amanhã e quarta-feira as mínimas chegam a 8 °C, com previsão de chuva para quarta. A temperatura sobe um pouco a partir da quinta-feira, quando a amplitude diária deve ter marcas variando entre 13 °C e 19 °C.

Região Centro-Oeste

De acordo com o Climatempo, as capitais do Centro-Oeste acompanharão Goiânia na frente fria.

Em Cuiabá (MT), hoje e amanhã o clima fica ameno, com máxima de 26 ºC em ambos os dias. Já na quarta-feira o tempo muda, quando a mínima fica no 6 ºC. Na quinta-feira há chances de geada na capital, com 3 ºC de mínima. O termômetro dá uma subida na sexta-feira, quando a mínima será de 8 ºC.

Em Brasília, a semana começa com temperatura amena, registrando máxima de 27 ºC entre hoje e amanhã. Também haverá mudança brusca de temperatura na quarta-feira, quando a mínima chegará a 10 ºC. Na quinta e sexta-feira, a mínima será ainda menor, com 5 ºC e 6 ºC, respectivamente.

Em Campo Grande (MS), a semana já começa esfriando, registrando 14 ºC de mínima hoje. Na terça-feira, o tempo fica mais frio ainda, com mínima de 9 ºC. Na quarta e quinta-feira o termômetro esfria um pouco mais, com mínimas de 6 ºC. Na sexta-feira, a temperatura dá uma leve subida e fica nos 9 ºC.

Região Norte

Na Região Norte, a frente fria avança apenas em Rio Branco e Rondônia, segundo o Inmet.

Em Rio Branco, a mudança de tempo tem início na quinta-feira, com mínima de 11 °C, e o frio é um pouco mais forte na sexta, com temperaturas de 9 °C.

Em Rondônia, o tempo começa a virar na quarta-feira, com mínima de 17 ºC, chegando a 10 ºC e 9 ºC na quinta e sexta-feira, respectivamente.

Região Nordeste

Ao contrário de boa parte do território brasileiro, o Nordeste terá uma semana ensolarada. João Pessoa, Fortaleza, Recife, Maceió, Salvador, São Luís, Teresina e Natal terão máximas em torno dos 30 ºC de hoje até sexta-feira, segundo o Climatempo.

Apesar de haver pancadas de chuva previstas em todos os dias da semana nessas capitais, o tempo fica firme na região e o frio não dará as caras.