Topo

Esse conteúdo é antigo

Cracolândia: Novo ponto de concentração surge no centro de SP após operação

Concentração de dependentes químicos e traficantes ocorre em calçada de agência bancária na Avenida Duque de Caxias - Bom Dia SP/Reprodução
Concentração de dependentes químicos e traficantes ocorre em calçada de agência bancária na Avenida Duque de Caxias Imagem: Bom Dia SP/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

31/05/2022 09h22Atualizada em 31/05/2022 14h00

Dependentes químicos e traficantes da área da cracolândia, que se espalhou pelo centro de São Paulo desde o início da Operação Caronte, no dia 11 de maio, passaram a se concentrar em um novo ponto da cidade na tarde de ontem e madrugada de hoje. Imagens divulgadas pelo "Bom dia São Paulo", da TV Globo, mostram que um grupo com dezenas de pessoas agora ocupa uma calçada da avenida Duque de Caxias — na região dos bairros de Santa Cecília e Campos Elíseos.

Ao longo da tarde de ontem, um grupo se concentrou na calçada de uma agência bancária localizada nas proximidades da Praça Princesa Isabel, para onde o antigo fluxo da cracolândia havia se mudado antes da operação. Pela tarde, a movimentação de pessoas já era intensa. De madrugada, mesmo sob chuva, foi o momento de maior concentração de pessoas no local.

Segundo o programa, as câmeras de segurança flagraram o livre tráfico e consumo de drogas.

Concentração de pessoas em calçada de agência bancária começou durante a tarde da segunda-feira (30) - TV Globo/Reprodução - TV Globo/Reprodução
Concentração de pessoas em calçada de agência bancária começou durante a tarde da segunda-feira (30)
Imagem: TV Globo/Reprodução

"Todos os moradores vivem tensos. Não tem segurança alguma em frente ao condomínio do seu prédio. A gente não consegue entrar, sair. É um sentimento de que as pessoas estão presas", afirmou um morador da região em conversa com o canal.

Ele afirmou que a polícia é acionada com frequência, mas, por vezes, faz "vista grossa" para a presença dos dependentes químicos e diz que não pode fazer nada. Em resposta ao jornal, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que vai reforçar o policiamento na região.

Operação com atirador de elite

Com objetivo de cumprir 31 mandados de prisão em aberto de pessoas ligadas ao narcotráfico, a operação policial mais recente realizada na região foi na sexta-feira (27). Ela contou com intenso aparato policial, incluindo veículos da GCM (Guarda Civil Metropolitana), blindado do GER (Grupo Especial de Reação) e até mesmo um atirador de elite.

Um dos veículos blindados estava no cruzamento entre a rua Helvétia e a avenida São João, um dos pontos de maior concentração do fluxo após o início da Operação Caronte. As saídas da Helvétia foram fechadas e dependentes químicos foram revistados por equipes policiais em busca de drogas ou dinheiro.