Marcelo Xavier esteve em terras indígenas pelo menos 10 vezes, diz Funai
Ainda que as bases do governo através do Portal da Transparência não registrem viagens do presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio) à Amazônia desde que assumiu o cargo, em julho de 2019, a entidade informou ao UOL que Marcelo Augusto Xavier da Silva esteve em terras indígenas pelo menos 10 vezes.
A Funai enviou ao UOL links de matérias que tratam das visitas de Marcelo Xavier a territórios indígenas (conforme nota no pé do texto).
De acordo com a base de dados do governo, a única viagem do presidente da Funai foi em junho deste ano, quando ele foi a Cuiabá (MT) para participar da "Convenção sobre a Internacionalização do Estado do Mato Grosso", na Assembleia Legislativa do Mato Grosso. Ele foi convidado pelo deputado estadual Gilberto Cattani (PL) e participou do evento como palestrante.
Por nota, porém, a Funai disse que "não procedem as informações divulgadas" e que "todas as viagens seguem os normativos vigentes na Administração Pública Federal".
"O presidente da Funai fez diversas viagens a terras indígenas em 2019, 2020, 2021 e 2022, as quais foram amplamente divulgadas nos canais de comunicação da Fundação", afirmou a entidade.
A Funai voltou ao centro das atenções principalmente após a morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, do The Guardian, no Vale do Javari, na Amazônia (AM).
Greve na Funai
Na semana passada, trabalhadores da Funai fizeram uma paralisação nacional na quinta-feira (23) em protesto pelas mortes de Bruno e Dom. Eles também cobraram segurança para atuar em áreas isoladas como o Vale do Javari, região onde os dois foram assassinados, e pediram a demissão de Marcelo Xavier.
O MPF (Ministério Público Federal) emitiu uma recomendação para que a instituição não aplique sanções aos servidores que participaram da greve.
Nota da Funai
"A Fundação Nacional do Índio (Funai) informa que não procede a informação de que o presidente Marcelo Xavier não fez viagens a terras indígenas desde o início de sua gestão.
Além disso, os diretores e coordenadores da fundação também realizam viagens com frequência a áreas indígenas, as quais têm sido divulgadas constantemente nos canais de comunicação da Funai. Ressaltamos que todas as viagens seguem os normativos vigentes na Administração Pública Federal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.