Topo

Esse conteúdo é antigo

Novo cangaço: vídeos mostram roubo com reféns e tiros em policiais no Pará

Siga o UOL no

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

31/07/2022 11h38

Vídeos obtidos pelo UOL registraram a ação de uma quadrilha especializada em mega-assaltos a agências bancárias nos moldes do chamado "novo cangaço" na madrugada de ontem (30) em Ipixuna (PA), cidade a 250 km da capital Belém. Os criminosos entraram em confronto com agentes de segurança pública e fizeram moradores reféns.

Na ação, o grupo usou explosivos para invadir um banco e, na fuga, ateou fogo em dois dos veículos usados no crime, segundo a Polícia Militar. O vidro dianteiro de uma viatura da Guarda Municipal foi atingido por ao menos nove tiros. Um suspeito se feriu em meio ao tiroteio, ainda de acordo com as autoridades envolvidas na apuração do caso.

Em um vídeo feito à distância pelos próprios moradores, escondidos em uma área de mata, é possível ouvir disparos de armas de grosso calibre. Outras imagens mostram pessoas em frente à agência bancária após o arrombamento.

Na fuga, os criminosos atiraram miguelitos no asfalto, como são chamados os ferros retorcidos usados para furar pneus de viaturas da polícia em perseguições. Os reféns só foram liberados em uma área rural a cerca de 20 km do local do crime, segundo informou a Polícia Militar.

Após a ação, as forças de segurança do Pará se mobilizaram para tentar localizar os envolvidos no crime, com o apoio de unidades especiais da Polícia Civil, Polícia Militar e até de um helicóptero, que sobrevoa a região.

Vidro dianteiro de viatura da Guarda Municipal de Ipixuna (PA) foi atingido por tiros dados por quadrilha que invadiu a cidade para roubar agência bancária - Reprodução - Reprodução
Vidro dianteiro de viatura da Guarda Municipal de Ipixuna (PA) foi atingido por tiros dados por quadrilha que invadiu a cidade para roubar agência bancária
Imagem: Reprodução

"Foi um crime na madrugada e em uma cidade pequena, o que dificulta a capacidade de mobilização dos policiais e facilita a ação dos criminosos. Estamos tentando localizar suspeitos de envolvimento no crime escondidos na área rural ou em cidades próximas", disse o major Felipe Corrêa Aires, da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) do Pará, em entrevista ao UOL.

O governador Helder Barbalho (MDB) se posicionou sobre o caso em seu perfil no Twitter confirmando a localização de dois dos veículos usados pelos criminosos. Segundo ele, os reféns passam bem.

Rua da cidade de Ipixuna do Pará (PA), após a explosão em agência bancária por assaltantes, neste sábado (30)  - Reprodução/Compra e Venda Ipixuna - Reprodução/Compra e Venda Ipixuna
Rua da cidade de Ipixuna do Pará (PA), após a explosão em agência bancária por assaltantes, neste sábado (30)
Imagem: Reprodução/Compra e Venda Ipixuna

Projeto de lei para tipificar crime

Nesta semana, parlamentares irão colocar em pauta no Congresso o projeto de lei 5.365 de autoria do deputado federal Ubiratan Sanderson (PL), que tipifica o crime tipicamente brasileiro de "domínio de cidades", apontado por especialistas como um avanço em relação ao "novo cangaço" por serem ações mais planejadas e violentas.

Só neste ano, houve outras duas ações de mega-assaltos no país. A última delas ocorreu há apenas um mês. Na noite de 22 de junho, criminosos usaram fuzis com mira laser e abriram fogo contra o batalhão da Polícia Militar em Itajubá (MG). Depois, explodiram um veículo e fugiram em comboios para três cidades em direção a São Paulo. Um suspeito foi preso.

Em abril deste ano, Guarapuava (PR) foi alvo de um crime semelhante, com um assalto a uma empresa de valores, que deixou um policial militar morto após ataque ao batalhão da corporação.

Levantamento feito pelo UOL apontou ao menos 197 mortes em 20 anos em mega-assaltos no país em ações de quadrilhas altamente armadas que dominam cidades inteiras para roubar.