Novo cangaço: vídeos mostram roubo com reféns e tiros em policiais no Pará
Vídeos obtidos pelo UOL registraram a ação de uma quadrilha especializada em mega-assaltos a agências bancárias nos moldes do chamado "novo cangaço" na madrugada de ontem (30) em Ipixuna (PA), cidade a 250 km da capital Belém. Os criminosos entraram em confronto com agentes de segurança pública e fizeram moradores reféns.
Na ação, o grupo usou explosivos para invadir um banco e, na fuga, ateou fogo em dois dos veículos usados no crime, segundo a Polícia Militar. O vidro dianteiro de uma viatura da Guarda Municipal foi atingido por ao menos nove tiros. Um suspeito se feriu em meio ao tiroteio, ainda de acordo com as autoridades envolvidas na apuração do caso.
Em um vídeo feito à distância pelos próprios moradores, escondidos em uma área de mata, é possível ouvir disparos de armas de grosso calibre. Outras imagens mostram pessoas em frente à agência bancária após o arrombamento.
Na fuga, os criminosos atiraram miguelitos no asfalto, como são chamados os ferros retorcidos usados para furar pneus de viaturas da polícia em perseguições. Os reféns só foram liberados em uma área rural a cerca de 20 km do local do crime, segundo informou a Polícia Militar.
Após a ação, as forças de segurança do Pará se mobilizaram para tentar localizar os envolvidos no crime, com o apoio de unidades especiais da Polícia Civil, Polícia Militar e até de um helicóptero, que sobrevoa a região.
"Foi um crime na madrugada e em uma cidade pequena, o que dificulta a capacidade de mobilização dos policiais e facilita a ação dos criminosos. Estamos tentando localizar suspeitos de envolvimento no crime escondidos na área rural ou em cidades próximas", disse o major Felipe Corrêa Aires, da Rotam (Rondas Ostensivas Táticas Motorizadas) do Pará, em entrevista ao UOL.
O governador Helder Barbalho (MDB) se posicionou sobre o caso em seu perfil no Twitter confirmando a localização de dois dos veículos usados pelos criminosos. Segundo ele, os reféns passam bem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.