Topo

Esse conteúdo é antigo

De 28ºC a 15ºC em 8h: o que esperar da virada do tempo com muito frio em SP

Previsão de temperatura mínima feita pelo Inmet para sábado (20) indica frio abaixo dos 10ºC em quase todo o estado de SP  - Inmet
Previsão de temperatura mínima feita pelo Inmet para sábado (20) indica frio abaixo dos 10ºC em quase todo o estado de SP Imagem: Inmet

Do UOL, em São Paulo

18/08/2022 09h39Atualizada em 18/08/2022 09h39

A virada do tempo em São Paulo deve trazer chuva forte a partir da noite de hoje e o possível dia mais frio do ano, no sábado (20). A forte massa de ar polar que irá transformar o cenário paulista avança hoje pela região Sudeste e a umidade se espalha para todo o estado, chegando à Região Metropolitana durante a tarde, com risco de chuva forte.

Além das pancadas de chuva, a queda de temperatura também deve ser brusca, com os termômetros despencando de 28ºC para 15ºC em um intervalo de apenas 8 horas, entre meio-dia e 22h.

E o frio repentino continuará firme ao longo dos próximos dias. Amanhã, a mínima na capital fica na casa dos 9°C, já durante a noite, e a máxima não passa de 15°C, no início da tarde, segundo dados do Climatempo.

O clima de inverno deve ser ainda mais intenso no dia seguinte, sábado (20), quando a mínima fica em 8°C, com destaque para as baixas temperaturas durante a madrugada, e a máxima não deve passar de 13°C, mesmo durante o dia.

O instituto de meteorologia alerta para o possível dia mais frio de 2022, acompanhado de chuva na Grande São Paulo, no litoral, nos Vales do Paraíba e do Ribeira e nas regiões de Campinas e Sorocaba.

Até o momento, de acordo com o Inmet, a menor temperatura registrada em São Paulo no ano é de 7°C de mínima e 12,9°C de máxima.

Além do alerta para o frio extremo e risco de temporais, os serviços de meteorologia também advertiram moradores do litoral para o mar agitado no final da semana, com ondas de até 3 metros e ventos de até 80 km/h.

Já para moradores do oeste paulista, que compreende cidades como Araçatuba, Bauru, Marília e Presidente Prudente, o alerta é sobre o risco de geada na madrugada de sexta para sábado.

Defesa Civil emite alerta

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta para o frio no interior entre hoje e domingo (21).

Nas redes sociais, o órgão ressaltou a "importância de atenção especial com os grupos mais vulneráveis", como idosos, crianças e pessoas em situação de rua, desaconselhando formas de "aquecimentos improvisados" com fogueiras e recomendando a hidratação constante, como forma de proteção contra as baixas temperaturas.