Topo

Esse conteúdo é antigo

Ariranhas põem onça para correr e se livram de virar comida; veja

Tiago Minervino

Colaboração para o UOL, em Maceió

19/08/2022 13h47Atualizada em 20/08/2022 10h09

Uma onça-pintada tentou se alimentar de um grupo composto por cinco ariranhas no Pantanal mato-grossense, mas foi posta para correr pelos mustelídeos, que se livraram de virar comida.

O registro foi feito pelo guia turístico Branco Arruda no Parque Estadual Encontro das Águas, entre os municípios de Poconé e Barão de Melgaço.

Ao UOL, Arruda contou que a onça-pintada é conhecida na região como Ibaca e, ao ver as ariranhas fora do Rio Três Irmãos "tomando banho de sol", começou a se aproximar de fininho pela lateral, mas quando as ariranhas perceberam a presença da intrusa, agiram em sincronia e colocaram-na para correr.

"A onça vinha descendo lá no Parque Estadual, na represa, do outro lado da margem, aí quando ela viu as ariranhas tudo de fora da água, tomando banho de sol, ela foi, atravessou o rio e veio sondando, pé por pé. As ariranhas quando sentiram a presença da onça retornaram para a água, e ela foi para cima, aí teve início a briga", detalhou.

O guia ressaltou que as ariranhas são animais que têm o hábito de andar em grupo, justamente como forma de proteção. A principal forma de ataques desses mamíferos é a mordida potente.

As ariranhas andam em grupo e elas mordem bem. O grupo de ariranhas é bem conhecido na região e elas são conhecidas por andarem juntas. Por esse motivo conseguiram colocar a onça para correr, porque estão em grupo e vão todas para cima da Ibaca.

Mais casos

O registro da onça Ibaca em busca das ariranhas para se alimentar não é o único do tipo na região do Pantanal, afinal esse bioma é um dos habitat preferido das onças-pintadas.

Na semana passada, um grupo de turistas flagrou o momento em que um felino caçava um jacaré em um açude. O momento aconteceu durante passeio no Refúgio Ecológico Caiman, em Miranda (MS). Os turistas que presenciaram a ação se disseram maravilhados pelo momento de "rara beleza" e experiência ímpar.

Em abril, o fotógrafo amador Thiago Lima conseguiu registrar o momento em que outra onça-pintada caçava uma capivara, e obtém sucesso ao abater o roedor para se alimentar. O registro foi descrito por ele como uma "cena incrível".

Se nos casos acima narrados o maior felino das Américas obteve sucesso, em outra ocasião o animal precisou caçar mais um pouco após a tentativa falha de capturar um jacaré em um rio de Porto Jofre, no Parque Estadual Encontro das Águas (MT).

Apesar do esforço do felino, o jacaré conseguiu escapar do ataque, girando o corpo sob a água até conseguir se desvencilhar das presas da onça. A cena foi gravada pelo veterinário Jorge Salomão e publicada nas redes sociais.