Topo

Esse conteúdo é antigo

Neve cai em SC no início da primavera, e cidade registra sensação de -20ºC

Do UOL, em São Paulo

23/09/2022 09h56Atualizada em 23/09/2022 10h39

O segundo dia da primavera foi marcado pela queda de neve em São Joaquim (SC). O fenômeno foi registrado no final da noite de ontem e se manteve pela madrugada de hoje.

Segundo a Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), as cidades de Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, Urubici e Urupema também tiveram registros de neve.

A Prefeitura de São Joaquim informou que na região de Cruzeiro, a cerca de 15 km do centro da cidade, a sensação térmica chegou a cerca de -20°C com as fortes rajadas de vento. Os cumes das montanhas ficaram cobertos de neve.

Durante o amanhecer de hoje, as temperaturas mínimas ficaram abaixo de 0ºC em diversas cidades. Em Urupema, os termômetros marcaram -1,5ºC. Em Bom Jardim a mínima chegou a -1,2ºC e em São Joaquim foi de -0,6ºC. A temperatura mais "quente" foi registrada em Urubici, com os termômetros marcando -0.3ºC.

foto - Reprodução/Twitter @CaioFloripa - Reprodução/Twitter @CaioFloripa
Moradores registraram neve na cidade de São Joaquim
Imagem: Reprodução/Twitter @CaioFloripa

De acordo com a Epagri/Ciram a umidade associada a um ciclone extratropical na costa sul do Brasil favoreceu a ocorrência de neve nos cinco municípios.

O órgão alerta que o ar frio e seco favorece a ocorrência de geada nas áreas altas do Extremo Oeste ao Planalto e também na região de Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí neste fim de semana. As mínimas podem variar de - 4°C a 4°C.

Essa não é a primeira vez que neva durante a primavera. O fenômeno já havia sido registrado no dia 22 de setembro de 2012.

Frio no fim de semana

O primeiro fim de semana da primavera deve ser gelado no Sul e Sudeste do Brasil. A temperatura é resultado de uma massa de ar frio associada a uma área de baixa pressão que, desde ontem (22), trouxe chuva ao país.

No estado de São Paulo, a menor temperatura do fim de semana deve ser registrada na região da Serra da Mantiqueira, com 3ºC previstos, de acordo com a Defesa Civil.

No Sul do país, que sofreu com a chegada de um ciclone extratropical com ventos de até 90 km/h na costa do Rio Grande do Sul ontem (22), as chuvas devem diminuir, mas o tempo seguirá frio.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as mínimas variam entre 0ºC e 4ºC nas partes serranas da região hoje e podem ficar negativas no sábado (24), quando a previsão para Urupema (SC), considerado município mais frio do Brasil, é de mínima de -3ºC e máxima de 18ºC; no domingo, a máxima prevista é de 19ºC.