Topo

Esse conteúdo é antigo

Semana começa com frio, chuva e risco de neve no Sul; veja previsão

A chuva e o frio vão marcar grande parte do Brasil durante essa semana. Há risco de neve e geada no Sul entre terça (1) e quarta (2). - CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO
A chuva e o frio vão marcar grande parte do Brasil durante essa semana. Há risco de neve e geada no Sul entre terça (1) e quarta (2). Imagem: CRIS FAGA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 04h00Atualizada em 31/10/2022 07h30

A primeira semana de novembro começa com previsão de frio intenso pelo país, com possibilidade de que mínimas históricas sejam registradas no mês, além de neve. Segundo o Climatempo, o estado de São Paulo, que amanheceu com chuva, deve continuar com precipitação intensa nos próximos dias, além de queda de temperatura acentuada ao longo da semana.

Hoje, a capital paulista marca 16ºC de mínima e máxima de 26ºC. Amanhã, porém, os termômetros despencam, chegando a 10ºC na terça-feira — até domingo, a máxima não passa dos 20ºC.

O Instituto Nacional de Meteorologia (InMet) informa que os acumulados de chuva vão se concentrar no Norte, Centro-Oeste e Sudeste, onde chove até 50 mm. No Sul também há chuvas, mas em menor volume, não passando dos 20 mm e no Nordeste, o clima deve se manter seco ao longo da semana.

Sudeste

No Rio de Janeiro, deve chover forte hoje e amanhã. Os cariocas começam a semana com máxima de 34ºC e termômetros podendo marcar mínima de 23ºC. A partir de quarta-feira (2), a máxima atinge 23º. Em Vitória, deve chover todos os dias e a semana começa com temperaturas que vão de 23ºC e 32ºC, caindo ao longo da semana após a chegada de uma frente fria, que deve levar os termômetros a ficarem entre 19ºC e 20ºC na quarta, e variando entre 15ºC a 21ºC até sexta-feira (4).

Centro-Oeste

Em Goiânia, a semana vai ter um vai e vem de temperaturas. Na segunda e na quarta, os termômetros ficam entre 18º e 33º. Já na terça e quinta-feira, as mínimas vão de 16ºC e 14ºC até 24ºC e 26º, respectivamente. Campo Grande vai ter um tempo mais estável. Hoje faz 28ºC de máxima e 16ºC de mínima. Ao longo da semana, as temperaturas oscilam entre 11ºC e 24ºC. Ainda no Centro-Oeste, a chuva pode ultrapassar 30 mm em grande parte de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.

Norte

Acre d Rondônia devem ter chuvas inferiores a 20 mm nesta semana. Em Rio Branco, o dia mais frio vai ser a terça, quando a mínima será de 13ºC, não ultrapassando 22º de máxima. De quarta em diante, faz sol e não há previsão de chuva. O tempo segue estável em Belém. Chove a partir de terça, e a temperatura mais baixa da semana está prevista para sexta, quando fica entre 23ºC de mínima e 29ºC de máxima. Palmas deve ter chuva entre hoje e amanhã. No feriado, a temperatura fica entre 24ºC e 36ºC.

Nordeste

Com exceção do sul dos estados do Maranhão e Piauí, bem como o oeste e centro-sul da Bahia, que registram até 50 mm de chuvas essa semana, o Nordeste como um todo terá poucas precipitações ao longo da semana. As pancadas de chuva não devem ultrapassar os 20 mm.

No Recife, só não chove na quinta-feira (3). O sol aparece com algumas nuvens, e as temperaturas ficam entre 24ºC e 29ºC durante a semana. Em São Luís, a máxima da semana é de 33ºC, hoje e amanhã, e mínima de 24º todos os dias, exceto na quinta, quando será de 25ºC.

Frio intenso

Segundo o instituto meteorológico MetSul, embora existam registros de frentes frias tardias ocorrendo em novembro, dessa vez, o que chama atenção dos especialistas é a intensidade com que ela chega ao país, depois de passar por Argentina, Uruguai e Paraguai. Na terça-feira (1) e no feriado de finados, cidades da região Sul devem registrar neve e chuva congelada, com o frio apertando mais na quarta-feira (2).

Um dos registros mais recente de neve neste ano na região ocorreu no início da primavera. Nevou na cidade São Joaquim (SC), assim como em Bom Jardim da Serra, Rio Rufino, Urubici e Urupema, de acordo com o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina).