Topo

Esse conteúdo é antigo

Semana será de tempo instável e chuva pelo país; veja previsão da semana

Temperatura vai abaixar nesta semana em São Paulo - Isaac Fontana/Framephoto/Estadão Conteúdo
Temperatura vai abaixar nesta semana em São Paulo Imagem: Isaac Fontana/Framephoto/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

12/12/2022 04h00Atualizada em 12/12/2022 15h48

A passagem de uma frente fria provoca instabilidade nos termômetros pelo país, deixando as temperaturas amenas nesta semana. Em São Paulo, os termômetros caem até quarta-feira (16), quando as temperaturas mínimas devem chegar a 14ºC e voltam a subir gradativamente com a aproximação do final de semana.

Curitiba e Florianópolis, no Sul, terão um sobe e desce das temperaturas ainda mais acentuado, enquanto Porto Alegre deve registrar grande variação térmica. O Centro-Oeste, por sua vez, tem risco de receber grandes volumes de chuva, perto de 80 mm, no decorrer da semana.

No Norte e Nordeste, o tempo fica mais estável, com previsão de chuva mais intensa na região conhecida como Matopiba, que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Veja, a seguir, a previsão para todo o país de acordo com a Climatempo e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Sudeste

No Sudeste, todas as capitais devem enfrentar queda de temperatura ao longo da semana, principalmente São Paulo. Na capital paulista, o tempo fica mais ameno, depois de um final de semana abafado. De acordo com o Inmet, as temperaturas mínimas e máximas devem cair, respectivamente, de 22ºC e 31ºC para 15ºC e 22ºC entre segunda (12) e quarta-feira (14). As marcas frias devem continuar até o final de semana, com mínima que não excede os 17º. Já as máximas começam a aumentar a partir da quinta-feira (25ºC), chegando a 27ºC na sexta, antes de voltar a cair até a próxima semana.

No Rio de Janeiro, as temperaturas máximas caem sistematicamente, dos 33ºC registrados hoje até 27ºC no fim da semana, enquanto as mínimas devem ficar na casa dos 20ºC. Nas duas capitais, chove, principalmente na terça-feira (13), com acumulados de até 25 mm, em São Paulo, e 15 mm, no Rio de Janeiro, e o tempo fica firme apenas na quinta-feira (15).

Em Belo Horizonte e em Vitória, a chuva aparece todos os dias, com volumes maiores até quarta-feira (14). Na capital capixaba, a máxima sai de 33ºC, hoje, para 26ºC na sexta, enquanto a capital mineira deve ter temperaturas entre 20ºC e 30ºC na semana. A quinta vai ser o dia mais ameno nas duas cidades: os termômetros ficam entre 17ºC e 25ºC, em Belo Horizonte, e 19ºC e 23ºC, em Vitória.

Norte

A chuva se concentra principalmente no Tocantins, oeste do Acre e centro-sul do Pará. Nestas áreas, o acumulado deve ficar acima de 50 mm. No restante da região, o volume não passa dos 30 mm. O destaque fica para Palmas, que tem previstos 80 mm de chuva até o fim da semana, com um pico entre hoje e quarta.

Já as temperaturas devem ficar estáveis na maioria das capitais do Norte. As mínimas giram em torno de 24ºC, com máximas que podem chegar até 34ºC. Macapá deve ter uma leve queda a partir de quinta, e as temperaturas não passam de 29ºC.

Nordeste

Nas capitais do Nordeste, o sol predomina, com pouca possibilidade de chuva. O tempo fica chuvoso apenas na terça-feira em Fortaleza e Natal, com volume próximo de 10 mm. Nas demais áreas da região, a precipitação se concentra em partes do Maranhão, Piauí e Bahia, onde o acumulado deve ultrapassar 50 mm.

Assim como no Norte, os termômetros não devem passar por grandes variações ao longo da semana nas capitais. As temperaturas variam entre 24ºC e 30ºC, com destaque para São Luís, com pico de 34ºC amanhã. A única exceção é Teresina: na capital do Piauí, o calor aperta com máximas entre 36ºC e 38ºC até sexta.

Centro-Oeste

Na região Centro-Oeste, os maiores acumulados de chuva devem ser registrados em Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, com acumulado de até 80 mm. As capitais com mais precipitação devem ser Goiânia e Cuiabá, na sexta, além de Brasília, onde chove bastante a partir de quarta.

A capital federal, assim como Goiânia, registra temperaturas variando entre 19ºC e 28ºC durante a semana. Já Cuiabá e Campo Grande devem registrar termômetros acima de 24ºC, podendo chegar a 34ºC de máxima.

Sul

Na região Sul, a chuva aparece em pouca quantidade. Estão previstos acumulados até 30 mm em áreas específicas do Paraná e Santa Catarina, e menos de 20 mm para o Rio Grande do Sul.

Curitiba e Florianópolis devem passar por um vai e vem de temperaturas durante a semana. Hoje, o tempo fica mais quente e a máxima chega aos 33ºC, na capital de Santa Catarina, e 27ºC na capital paranaense. Nos próximos dias, porém, as temperaturas caem, e as duas cidades devem registrar mínima de 14ºC e máxima de 24ºC na quinta, tendo mais um pico de calor na sexta.

Porto Alegre, por outro lado, terá grande amplitude térmica: os termômetros vão variar entre 17ºC e 33ºC ao longo da semana. Por lá, a chuva só aparece hoje, e o sol predomina nos outros dias.