Topo

Esse conteúdo é antigo

Previsão do tempo: Semana terá calor e chuva forte na maior parte do país

Janeiro segue com pancadas de chuva e nuvens carregadas para grande parte do país, comuns nessa estação  - Ananda Migliano/O Fotográfico/Estadão Conteúdo
Janeiro segue com pancadas de chuva e nuvens carregadas para grande parte do país, comuns nessa estação Imagem: Ananda Migliano/O Fotográfico/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/01/2023 04h00Atualizada em 16/01/2023 13h57

A terceira semana do ano será marcada por maiores acumulados de chuva, acima de 80 mm, em grande parte da Região Norte, Centro-Oeste, Sudeste e centro-sul do Maranhão e Piauí. No leste do Amapá e norte do Amazonas, o volume de chuva pode ultrapassar os 100 mm.

Na costa leste e faixa norte do Nordeste, os acumulados de chuva poderão ficar entre 50 e 70 mm. Os baixos acumulados, inferiores a 40mm, estão previstos para ocorrer no interior da região Nordeste e Sul, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Grande parte da Região Nordeste, áreas centrais do Amazonas, oeste do Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina podem registrar temperaturas máximas acima dos 30ºC.

Entre o norte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, as temperaturas devem girar entre 20ºC e 28ºC.

Sudeste

A capital paulista registra temperaturas entre 21ºC e 31ºC nesta segunda (16), mantendo a tendência entre 21º e 28ºC até o final da semana, com probabilidade de chuva acima de 90% em quase todos os dias.

Belo Horizonte e Vitória terão temperaturas mais estáveis ao longo da semana. A capital mineira tem termômetros girando em torno de 19ºC de mínima e 27ºC de máxima, com acumulado de chuva acima de 5 mm e mais intensidade a partir de sexta-feira (20). Já a capital capixaba terá seus termômetros variando entre 21ºC e 34ºC.

No Rio de Janeiro, as temperaturas caem até o fim da semana, variando entre a mínima de 21ºC e máxima de 36ºC. A chuva de verão marca presença, com pancadas mais fortes na sexta-feira (20) e no fim de semana.

A previsão aponta que os maiores acumulados podem ocorrer no centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e nordeste de São Paulo, superando os 80 mm.

Sul

Em Curitiba, as temperaturas devem ficar estáveis durante a semana. Os termômetros registram hoje mínima de 18ºC e máxima de 26ºC. Depois, devem variar entre 17ºC e 29ºC. O acumulado de chuva será próximo de 30 mm até quarta-feira.

Já Florianópolis registra temperaturas estáveis, com mínima de 23ºC e máxima de 28ºC nesta segunda. Depois varia entre 20ºC e 28ºC. Os dias e noite serão chuvosos de sexta a domingo.

Porto Alegre segue com altas temperaturas: as mínimas ficam em torno de 20ºC e as máximas perto dos 32ºC. Apenas na terça-feira e no sábado não deve chover na capital do Rio Grande do Sul.

Na Região Sul são previstos acumulados com volumes de 60 mm no nordeste do Paraná. Nas demais áreas, a chuva que não deve provocar mais de 30 mm.

Centro-Oeste

Em Brasília e Goiânia, as temperaturas ficam estáveis. A capital federal terá mínimas e máximas em torno de 17ºC e 28ºC. Já a capital de Goiás, registra entre 20ºC e 30ºC. Nas duas capitais, chove bastante, com destaque para um volume intenso hoje em Goiânia. O acumulado de um dia atinge o máximo de 20 mm na segunda em Goiânia, e 10 mm em Brasília na quarta.

Campo Grande tem temperaturas girando em torno de 21ºC e 32ºC ao longo da semana, com chuva todos os dias da semana. Já Cuiabá deve ter tempo quente, com mínima de 23ºC e máxima de 33ºC — chove todos os dias.

Norte

Quase toda região Norte deve enfrentar volumes de chuvas maiores que 60 mm nesta semana. A exceção fica para o leste do Amapá e norte do Amazonas, onde devem ocorrer acumulados superiores aos 100 mm.

Em todas as capitais da região Norte, as mínimas giram em torno dos 23ºC e as máximas nos 31ºC, e chove bastante durante toda a semana.

Nordeste

Teresina registra mínima de 23ºC e máxima de 35ºC, enquanto João Pessoa, Natal, Aracaju e Maceió devem variar os termômetros entre 22ºC e 30ºC. Nas demais capitais, as temperaturas giram em torno de 25ºC de mínima e 30ºC de máxima.

Os maiores volumes de chuva na região Nordeste ficarão concentrados no Maranhão e Piauí. Na costa leste e faixa norte da região, os acumulados poderão ser superiores aos 50 mm.

Nas outras áreas há possibilidade de ter baixos acumulados de chuvas — abaixo de 40 mm.