Topo

Esse conteúdo é antigo

Deslizamento deixa pelo menos dois mortos em SC; bebê está desaparecido

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, parte da estrutura da casa atingida pelo deslizamento em Rodeio foi arrastada para dentro de um córrego ao lado do Morro do Pico - Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, parte da estrutura da casa atingida pelo deslizamento em Rodeio foi arrastada para dentro de um córrego ao lado do Morro do Pico Imagem: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

Do UOL, em São Paulo

18/01/2023 10h57Atualizada em 18/01/2023 11h05

Pelo menos duas pessoas morreram após um deslizamento de terra no Morro do Pico, causado por fortes chuvas que atingiram o município de Rodeio (SC). Apenas ontem, a região recebeu 210 mm de precipitações.

As vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram localizadas na madrugada de hoje e identificadas por parentes como um homem de 30 anos e uma menina de quatro anos. As identidades dos dois não foram divulgadas.

Outra menina, de um ano e meio, que estava com as duas vítimas no momento do deslizamento, está desaparecida e ainda é alvo de busca pelas forças de resgate.

Uma dupla de cão e militar (binômio) foi encaminhada para a região para ajudar nas buscas. O animal já atuou em deslizamentos em Petrópolis (RJ), Brumadinho (MG) e Recife (PE).

Casa com homem de 30 anos e duas crianças, de quatro e um ano e meio, foi levada por deslizamento em Rodeio (SC) - Reprodução de vídeo/Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - Reprodução de vídeo/Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
Casa com homem de 30 anos e duas crianças, de quatro e um ano e meio, foi levada por deslizamento em Rodeio (SC)
Imagem: Reprodução de vídeo/Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina

No local, militares constataram pelo menos outros dois deslizamentos e viram que parte da estrutura da casa atingida foi arrastada para até um córrego.

"Muitas pessoas foram afetadas com a inundação e com o deslizamento de terra. Temos notícias nada boas. Muitas pessoas perderam todos os seus pertences", afirmou o prefeito Valcir Ferrari, em publicação nas redes sociais.

Chuvas em SC

Moradores de Rio Negrinho (SC) registraram inundações; há pelo menos sete ruas interditadas na região - Roselaine Oliveira/Facebook - Roselaine Oliveira/Facebook
Moradores de Rio Negrinho (SC) registraram inundações; há pelo menos sete ruas interditadas na região
Imagem: Roselaine Oliveira/Facebook

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu ontem um alerta de chuva intensa, raios, rajadas de vento e granizo para o litoral norte, a Grande Florianópolis, alto, médio e baixo Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Na região oeste do estado, um temporal com ventos de até 43 km/h arrastou o telhado de uma empresa, que atingiu duas casas em Xanxerê. Ninguém ficou ferido na ocasião.

Em Rio Negrinho, pelo menos sete ruas foram interditadas devido a deslizamentos. Até o momento, não há confirmações de feridos.