Secretário fala em 'redução de direitos' de presos após ataques no RN
O secretário de Segurança do Rio Grande do Norte, Francisco Canindé de Araújo, disse, em entrevista ao UOL News hoje (14), que ataques como o que ocorrem desde a madrugada no estado podem levar à "redução de direitos" dos presos.
O Estado tem o dever de garantir todos os direitos desse cidadão quando ele está preso, mas quando há ações como essa que está acontecendo agora, todos esses direitos são cada vez mais reduzidos e privados Francisco Canindé de Araújo, secretário de Segurança do RN
Foram registradas ações em ao menos 15 cidades do estado, incluindo a capital Natal, com atentados contra bases da PM, órgãos públicos e veículos incendiados. Uma pessoa morreu e outras 21 foram presas.
Porém, o secretário afirma que essas medidas são tomadas em diálogo com órgãos públicos, como o Ministério Público e a OAB. "Então é tudo feito dentro da legalidade, mas, claro, com maior controle, rigor do sistema prisional".
Durante a entrevista, o secretário de Segurança ainda levantou duas hipóteses que podem ter motivado os ataques: mortes de lideranças de organizações criminosas e condições dos detentos no sistema prisional.
Mais cedo, o UOL já havia noticiado o que pode ter motivado os ataques. As restrições nos presídios e a intensificação dos confrontos contra as forças de segurança são apontadas como as possíveis motivações.
Carlos Madeiro: Presos do RN não pedem regalias, e sim direitos que estão reprimidos
O colunista do UOL Carlos Madeiro ressaltou, durante participação no UOL News, que demandas reivindicadas por presos no Rio Grande do Norte, como a visita íntima, não são regalias, mas direitos previstos em lei.
Existe uma série de direitos que não são cumpridos. Visitas não podem entrar com alimentação no dia da visita, a questão da visita íntima, principalmente para quem é casado, não acontecem há 5 anos. Muitos ali não fazem parte de facção, não são criminosos de alto risco. Não tem sentido você passar tanto tempo sem conceder essa visita Carlos Madeiro, colunista do UOL
Bombig: À PF, Bento tenta montar 'Operação Uruguai' para clã Bolsonaro
O colunista do UOL Alberto Bombig disse, em participação no UOL News hoje (14), que o depoimento do ex-ministro Bento Albuquerque à PF (Polícia Federal) representa uma tentativa do clã Bolsonaro de montar uma "Operação Uruguai" sobre o caso das joias.
O que está me parecendo nesse momento é que estão montando uma grande Operação Uruguai, que seria criar uma versão dos fatos amarrada entre todos os envolvidos, para tentar tirar a culpa, o crime, o dolo de cada um nesse episódio Alberto Bombig, colunista do UOL
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h e às 18h. O programa é sempre ao vivo.
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.