Topo

Andamento das ações será acelerado com Brennand no Brasil, diz MPSP

Thiago Brennand foi preso nos Emirados Árabes Unidos - Reprodução/Facebook
Thiago Brennand foi preso nos Emirados Árabes Unidos Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL*, em São Paulo

17/04/2023 21h02Atualizada em 17/04/2023 21h07

O MPSP (Ministério Público de São Paulo) afirmou que o andamento dos processos criminais contra o empresário Thiago Brennand, 42, deve ser acelerado com a presença do réu em solo brasileiro.

O que aconteceu

Brennand foi preso hoje nos Emirados Árabes. A detenção ocorreu com base nos mandados expedidos no Brasil após seu nome aparecer na lista de difusão da Interpol —organização policial internacional.

PF vai ao país do Oriente Médio para trazer o empresário ao Brasil até sexta-feira. A informação foi confirmada pela delegada Ivalda Aleixo, da Polícia Civil. Ela coordenou a prisão do empresário no ano passado com a Polícia Federal do Brasil e autoridades árabes.

O MPSP celebrou a notícia da prisão e extradição. O órgão elaborou quatro processos criminais aos quais o empresário responde.

O Tribunal de Justiça de São Paulo diz que Brennand responde a oito processos criminais no estado. A informação foi passada pelo TJSP no dia 5 de abril.

O que diz o Ministério Público de SP

O MPSP informa que a iminente extradição do réu Thiago Brennand, que responde a quatro processos criminais de autoria da instituição, representa uma vitória para o sistema de Justiça do Brasil. Com a presença dele em solo brasileiro, o andamento dessas ações será acelerado, bem como as demais investigações que estão em andamento no âmbito do Ministério Público."
MPSP, em nota

Entenda o caso

Autoridades dos Emirados Árabes aprovaram o pedido de extradição de Brennand no sábado (15).

A PF é responsável por trazê-lo de volta ao Brasil. Ele deve chegar pelo aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Equipes da Polícia Civil estão fazendo tratativas para acompanhar a chegada do empresário ao país.

Existem cinco mandados de prisão preventiva no Brasil contra Brennand. Eles serão cumpridos assim que o empresário estiver no país.

O UOL não conseguiu contato com o advogado de defesa do empresário.

Brennand é acusado de agredir uma modelo, sequestrar e tatuar uma segunda mulher e estuprar uma jovem e uma miss.

Ele também é alvo de acusações de agressão contra o próprio filho, um adolescente de 17 anos.

O governo Lula confirmou oficialmente a extradição no domingo. O presidente classificou a medida como uma "questão de Justiça e de polícia".

*Com informações do Estadão Conteúdo.