Arara nasce em zoológico de SP graças à incubação artificial; veja vídeo
O Zoológico de São Paulo anunciou na sexta-feira (21) o nascimento de uma arara-azul-de-lear, ocorrido no último mês de fevereiro. É o segundo exemplar da espécie que nasce no parque.
O que aconteceu?
Animal nasceu de ovo trincado. Após ser localizado por biólogos, ovo passou por reparo e incubação artificial. Os cuidados permitiram que animal nascesse e vingasse. Outros dois ovos que estavam no ninho foram quebrados pelos pais por acidente.
Ave segue em observação. Após nascimento, arara está na área de manejo do zoológico para receber alimentação apropriada e acompanhamento de biólogos e veterinários. O novo animal nasceu com 20,5 gramas e terá sexo identificado em breve por exame de DNA.
O que mais se sabe?
Arara é filha do casal Maria Clara e Francisco. Os pais do filhote chegaram ao zoo em em 2004 e 2006, respectivamente — após serem apreendidos numa operação da Polícia Federal e do Ibama contra o tráfico de animais.
Casal já teve 17 filhos. Deles, dois foram soltos no Parque Nacional do Boqueirão da Onça, na Bahia. Teobaldo, primeira arara-azul-de-lear a nascer no país, há oito anos, é irmã da ave nascida em fevereiro.
Espécie é típica da caatinga baiana. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, a arara-azul-de-lear está "em perigo de extinção".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.