Topo

Com servidores de Ratinho Jr., quem estava em avião desaparecido no Paraná

Felipe Furquim, Heitor Genowei Junior e o piloto Jonas Borges Julião - Reprodução/ Facebook
Felipe Furquim, Heitor Genowei Junior e o piloto Jonas Borges Julião Imagem: Reprodução/ Facebook

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

04/07/2023 15h17Atualizada em 04/07/2023 15h29

O governo do estado do Paraná confirmou hoje o nome dos dois servidores públicos e do piloto que estão na aeronave que desapareceu ontem, na região da Serra do Mar.

Os dois servidores do governo paranaense, que tem Ratinho Júnior no poder, são: Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo e Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região noroeste.

Além de atuar como assessor no governo atual, Júnior, como é conhecido, é empresário e dono de um posto de combustível, em Umuarama (PR).

Felipe foi diretor do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama, entre 2019 e 2022, e diretor-geral da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest) no ano passado.

Já o piloto do avião é Jonas Borges Julião, morador de Umuarama (PR). Nas redes sociais, a esposa dele, Maria Alice Julião, pediu orações e para que as pessoas evitem passar informações falsas sobre o desaparecimento.

"Chega de ficarem com mensagens falsas em grupos, isso não tem graça. Deus é maior e meu piloto vai estar bem", disse em postagem no Instagram.

"Precisamos de ti, então apareça para eu e a Fer podermos te abraçar. Te amo. As famílias querem você e os outros", acrescentou em outro post.

Em nota, o Governo do Paraná disse que cinco aeronaves continuam trabalhando nas buscas ao avião monomotor na tarde de hoje.
"Elas serão empregadas em quadrantes: um helicóptero Black Hawk e um avião pelicano do Salvaero (FAB), um helicóptero da Casa Militar do Governo do Paraná (Resgate 04) e dois helicópteros do BPMOA (Falcão 12 e 13, equipados com infrared). Pelo Corpo de Bombeiros, 16 militares estão mobilizados nas buscas por terra", disse em nota.

O que aconteceu:

O monomotor, com prefixo PT-JZC, partiu de Umuarama (PR), às 7h50, com destino a Paranaguá (PR), informou a Infracea Aeroportos, que administra o terminal, e o governo do estado.

Por volta das 10h a aeronave teria desaparecido do radar, próximo à Serra da Prata, em Guaratuba, no litoral do estado.

As buscas foram iniciadas, na tarde de ontem, com dois helicópteros após a gestão estadual ser notificada, sobre o desaparecimento da aeronave, recebendo o apoio do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo).

A Infracea Aeroportos disse que o SERIPA V (5º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foi "imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos.