'Um solavanco e as chamas subiram': mulher narra pânico em voo para SP
A aposentada Simone, 58, estava no avião cujo motor pegou fogo na noite de domingo. A aeronave saiu de Salvador com destino a São Paulo, mas precisou retornar à Bahia após o ocorrido. Ela estava acompanhada da filha de 27 anos e contou como foi o momento em entrevista ao UOL.
'Achei que tinha chegado minha vez'
Simone só ficou sabendo do ocorrido depois do anúncio dentro do avião. Moradora de Guarulhos (SP), ela foi a Salvador para conhecer a cidade em que a filha dela, de 27 anos, morou por alguns anos.
O piloto não informou com todas as letras que havia fogo no motor. Ele disse que tinha ocorrido uma intercorrência com um dos motores e que nós retornaríamos para o aeroporto [de Salvador].
Barulho forte. A aposentada percebeu após um solavanco e um som alto que havia algo de errado.
Foi um barulho muito grande, como se o motor de um veículo tivesse parado, igual quando o carro 'morre', só que o som potencializado em 3 mil vezes. Foi um solavanco e, de imediato, as chamas já subiram.
"Olha o fogo, olha o fogo". Simone estava do lado oposto de onde o fogo foi registrado pelos passageiros. De acordo com ela, algumas pessoas mais jovens ficaram gritando quando notaram o ocorrido.
Esse grupo com uma molecada já pegou o celular e começou a filmar. Foi aí que o caos se instaurou.
"Fiquei nervosa e apavorada", conta Simone, que já tem medo de avião e não costuma fazer muitas viagens aéreas.
Tenho diabetes, sou hipertensa e já tenho 58 anos. Sou uma jovem senhora. Fiquei apavorada justamente por esse medo de voar. Me senti muito mal, a sensação era de que tinha chegado a minha vez.
Outras pessoas também se sentiram muito mal, segundo a passageira. A presença da filha ao lado dela amenizou a situação de pânico.
Minha filha é fissurada por aviação e ela assiste a muitos vídeos, de acidentes, de procedimentos. Ela ficou me acalmando, dizendo que era possível pousar com um só motor funcionando.
Um rapaz ao meu lado direito também foi muito solícito: buscou água para mim, chamou as aeromoças para conversar comigo. Mas nessa hora do pavor você esquece as coisas boas e fixa só nas coisas ruins.
'Não entro mais em avião'
Piloto ficou sobrevoando no mar, segundo Simone, antes de voltar para o aeroporto de Salvador.
Newsletter
PRA COMEÇAR O DIA
Comece o dia bem informado sobre os fatos mais importantes do momento. Edição diária de segunda a sexta.
Quero receberEle deu umas duas, três voltas. É uma sensação horrível. Parece que o tempo para.
Simone diz que foi um "pouso surpreendente" do piloto e que todos os passageiros aplaudiram.
Eu acho que nunca rezei tanto na minha vida como eu fiz neste dia. Quando o avião pousou, agradeci muito porque ele fez um pouso surpreendente.
A aposentada não pensa em voltar a voar, depois da sensação ruim que sentiu.
Foi um medo muito grande, uma sensação que eu não quero sentir nunca mais e, talvez, eu não sinta nunca mais porque a verdade é que não tenho intenção nenhuma de entrar novamente em um avião.
O que aconteceu?
Um dos motores da aeronave da companhia aérea Latam pegou fogo enquanto voava do aeroporto Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.
O voo LA3361 precisou retornar para Salvador para uma parada de emergência. A suspeita é de que o acidente tenha sido pela colisão com um pássaro.
Latam vai investigar
Passageiros transferidos. Segundo informou a Latam ao UOL, os passageiros desembarcaram e foram alocados em outros voos.
A companhia e o fabricante abriram uma investigação. "A companhia ressalta que adota todas as medidas técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos."
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.