Furto, bisa morta e fim surpresa: 'Minha festa de 15 anos virou um trauma'

Ter uma festa de 15 anos clássica, com direito a vestido de princesa e 15 casais de amigos dançando, era o sonho da nutricionista Bianca de Souza. Em maio de 2011, ela ganhou de presente a celebração que sempre quis, mas nada saiu como planejado.

Recentemente, ela compartilhou os perrengues dos seus 15 anos no TikTok. Spoiler: teve morte de parente na véspera e até crime.

'Erro de ortografia'

Tudo começou de forma despretensiosa. "A gente não ia fazer festa, estava pensando em viajar... Mas meu pai fez um esforço. Ia ser, a princípio, uma coisa bem pequena e intimista. Depois uma tia deu o salgado, a outra deu o doce, nos empolgamos e fizemos algo maior", conta ela ao UOL.

Só que ela não imaginava que, para que tudo acontecesse de forma inesquecível, teria de passar muito perrengue. Bianca aceitou que um conhecido da família tomasse conta da parte gráfica da festa —convites, banners e lembrancinhas.

Ela fazia questão de que a decoração fosse roxa e lilás, suas cores favoritas, e de laços, um acessório de que ela gostava bastante. Já no início as coisas não saíram exatamente dessa maneira.

Bolo não era para ser todo branco, segundo Bianca
Bolo não era para ser todo branco, segundo Bianca Imagem: Arquivo Pessoal

Ele enrolou e só vi o convite quando já estava pronto, impresso. Ele fez rosa e amarelo, com vários erros de ortografia. Não tinha mais o que fazer e distribuímos daquele jeito.

Para fazer as fotos do banner, uma conhecida ficou de emprestar um vestido, mas não cumpriu o combinado e Bianca teve de improvisar. Ela escolheu as fotos de que tinha gostado... mas não adiantou.

"Eles perderam as fotos e imprimiram todo o material com o que tinha, sem edição, horrível. Mais uma vez já estava tudo impresso e não tinha o que fazer." As lembrancinhas —um porta-retratos na horizontal— tiveram as fotos impressas na vertical.

Continua após a publicidade

Mas, como dizem: até aí, tudo bem.

Para a decoração do espaço, Bianca só tinha um pedido: não queria nada verde ou que remetesse a plantas. Por isso, pagou a mais para que, na mesa do bolo, fosse colocado um aquário com peixes e luzes em roxo e lilás.

"Quando fui ver a montagem: tudo verde. Falei: 'cadê os peixes?' E ela [decoradora] disse que teve um problema e não conseguiu comprar porque estavam em falta, que aconteceu uma contaminação."

O bolo, que também seria decorado, ficou branco.

Vestidos trocados

Para a festa, Bianca chamou 15 amigas para dançar a valsa. Todas usariam o mesmo vestido —um modelo lilás, estilo princesa, com faixa roxa na cintura— que foi retirado na costureira um dia antes do evento.

Continua após a publicidade

"Uma amiga inventou de provar à noite e viu que ficou apertado. Ela ligou para outra amiga e descobriram que os modelos foram trocados. Só duas meninas estavam com as medidas certas", lembra.

Bianca e as 15 amigas que dançaram em sua festa
Bianca e as 15 amigas que dançaram em sua festa Imagem: Arquivo Pessoal

De última hora, uma costureira que era vizinha ajudou, mas nem todo mundo conseguiu. "Teve menina com vestido mais curto."

Entre os meninos, as coisas poderiam ter sido um pouco mais fáceis se um dos 15 não tivesse esquecido de buscar seu traje de gala na loja. Como o espaço fechava no dia da festa, a dona da loja resolveu deixar o terno e gravata em um... bar. "A roupa ficou toda amassada e foi daquele jeito mesmo."

Os meninos que dançaram na festa de Bianca
Os meninos que dançaram na festa de Bianca Imagem: Arquivo Pessoal

Carro furtado

Como se não bastassem os infortúnios materiais, na semana da festa de Bianca a bisavó dela foi internada. Um dia antes da comemoração, ela morreu. A notícia foi um baque para a família, que até tentou adiar a festa, mas não conseguiu.

Continua após a publicidade

"Já estava tudo pago, todo mundo tinha alugado roupa." A festa foi mantida, mas o pai de Bianca não tinha condições de dançar a valsa com ela. Quem fez as honras foi o tio, que alugou uma roupa de última hora.

Bianca e o tio, na valsa
Bianca e o tio, na valsa Imagem: Arquivo Pessoal

No dia da festa, parecia que as coisas estavam dando certo, até que a família e convidados ouviram uma confusão na rua.

"Estavam roubando o Uno do meu pai!". Teve corre-corre na festa, todo mundo desceu para ver a situação. O carro foi "salvo". "Mas levaram o DVD que ele tinha acabado de comprar. Na época, era caro."

Quando finalmente voltaram ao salão, surpresa! A festa tinha acabado. "Ela [responsável pelo espaço] viu todo mundo descendo e, mesmo tendo sido avisada pela minha mãe do que tinha acontecido, recolheu tudo."

'Sonho de criança'

Toda essa situação deixou Bianca traumatizada. O combinado com o buffet foi que ela não precisaria se preocupar com as comidas que sobrariam: levaria tudo para casa e ganharia um bolo de 5 kg para bater parabéns com a família, em casa.

Continua após a publicidade
Apesar de todos os problemas, Bianca ficou muito feliz com a festa
Apesar de todos os problemas, Bianca ficou muito feliz com a festa Imagem: Arquivo Pessoal

"Quando fui embora, a responsável do buffet disse: 'vai para a sua casa que eu deixo lá'. E não foi. Só depois de seis meses, e muitas cobranças e barraco, ela levou esse kit. E a gente cantou parabéns para mim de novo."

Na época, ela decidiu nunca mais fazer uma festa de aniversário —algo que só foi superado há pouco tempo, quando Bianca fez 25 anos. "Fiquei muito traumatizada depois daquela festa."

Hoje, Bianca vê com outros olhos seus 15 anos. "Era um sonho de criança, sempre quis me vestir de princesa. Sei do esforço dos meus pais para aquela festa. Por mais simples que fosse, para nós foi algo muito grande. Foi muito bom."

"Agora, todo aniversário eu comemoro como se fosse o último dia da minha vida."

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.