Conteúdo publicado há 5 meses

FAB é acionada e inicia investigação de avião que caiu na Grande São Paulo

A FAB (Força Aérea Brasileira) vai investigar as causas de um acidente com um avião de pequeno porte que deixou dois mortos na Grande São Paulo.

O que aconteceu

A FAB informou que investigadores regionais vão cuidar do caso. Eles fazem parte do Seripa IV (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), que fica na capital paulista e é o órgão regional do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

Órgão vai cuidar das investigações iniciais em nome da FAB. "Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e confirmação de dados, a preservação dos elementos da investigação", diz a FAB em nota.

[A apuração cuidará] da verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
FAB, em nota

Não há prazo para o fim da apuração. "A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes", afirma.

O acidente

O avião caiu em local de difícil acesso entre Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. A região é área de mata no bairro Pedreira, de acordo com o Corpo de Bombeiros.

Bombeiros e agentes da PM foram juntos procurar o local do acidente. Depois de chegarem de carro, os agentes precisaram caminhar por dez minutos mata adentro até encontrar os destroços do avião. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também foi acionado.

A queda do avião deixou dois mortos. A identidade das vítimas ainda não foi divulgada. Elas viajavam em uma aeronave modelo Piper Comanche, prefixo PT-DKA, segundo os bombeiros.

Continua após a publicidade

A PM foi acionada por uma pessoa que escutou o barulho da queda e acompanhou os agentes até o local do acidente.

Queda de helicóptero

No dia 31 de dezembro um helicóptero desapareceu quando ia para Ilhabela, litoral norte de São Paulo. Ele foi encontrado após 11 dias de busca também em uma área de mata densa em Paraibuna (SP).

Os quatro ocupantes morreram. Imagens enviadas por celular antes do acidente mostram que o helicóptero enfrentou neblina e precisou fazer um pouso antes de voltar a voar e desaparecer.

Também em dezembro, um avião monomotor caiu durante fortes chuvas em Jaboticabal, interior do estado. Cinco pessoas morreram, entre elas uma criança de quatro anos.

Deixe seu comentário

Só para assinantes