Conteúdo publicado há 7 meses

Quatro pessoas morrem por causa das chuvas no ES; 7 estão desaparecidas

O governo do Espírito Santo confirmou hoje (23) quatro mortes em decorrência das chuvas que atingem o estado, segundo boletim divulgado às 17h. Todas as vítimas estavam em Mimoso do Sul, uma das cidades mais afetadas pelas tempestades, que também tem sete pessoas desaparecidas.

O que aconteceu

Duas das vítimas estavam em um lar para idosos. A Defesa Civil informou que os corpos foram encontrados em uma abrigo em Mimoso do Sul. Outros idosos estavam na tarde de hoje à espera de socorro no segundo andar da casa.

"Nossas guarnições continuam trabalhando no local em busca de socorrer as vítimas ilhadas", declarou o coronel Washington, coordenador estadual da Defesa Civil. Até o momento, não há detalhes sobre as duas outras mortes.

O número de mortos ainda pode aumentar, segundo a gestão estadual. Em nota, a Cepdec (Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil) afirma que as equipes seguem trabalhando no local e o número pode ser modificado ao longo do dia.

As estradas que dão acesso a Mimoso do Sul estão bloqueadas. Aeronaves são utilizadas para resgatar moradores da cidade de pouco mais de 24 mil habitantes.

Depois das tempestades, chuvas perdem força na região sul e sul da serrana do estado. De acordo com o boletim, as regiões de Aracruz e Linhares devem ter pancadas de chuva e áreas com possível acúmulo de água superior a 50 mm. Não há previsão de enchentes ou deslizamentos de terra para o domingo (24) em todo o estado, informa a Defesa Civil.

Situação de emergência

O governo decretou situação de emergência em 13 municípios. Bom Jesus do Norte, Mimoso do Sul, Muniz Freire e Guaçuí são algumas das cidades mais afetadas pelas chuvas.

Bom Jesus do Norte na divisa com o Rio acumula 300 mm de chuva. A previsão, segundo o governador, era de 100 mm nas últimas 24 horas (confira os números abaixo)

Continua após a publicidade

Ao todo, são 1.200 pessoas desalojadas. Em Vargem Alta, onde uma represa rompeu, mil pessoas deixaram suas casas. As outras 200 pessoas são do moradoras do município de Guaçuí.

Um caminhão dos bombeiros foi arrastado pela água. A cena foi gravada por moradores de Mimoso do Sul, onde uma rede pluvial se rompeu. Outros veículos também foram arrastados pela enxurrada.

Dez municípios mais afetados no ES

  1. Bom Jesus do Norte: 304,6 mm (volume de chuva)
  2. Mimoso do Sul: 220 mm
  3. Muniz Freire: 175,4 mm
  4. Rio Novo do Sul: 161,4 mm
  5. Alegre: 158,4 mm
  6. Vargem Alta: 150,6 mm
  7. Guaçuí: 143,5 mm
  8. Jerônimo Monteiro: 138,2 mm
  9. São José do Calçado: 132,23 mm
  10. Cachoeiro do Itapemirim: 92,09 mm

Os dados fazem parte do boletim divulgado às 17h pelo governo estadual.

Deixe seu comentário

Só para assinantes