Vereador dirige ambulância para protestar, enquanto Samu atendia caso grave

O vereador José Luiz Borges Junior (Podemos), de Patos de Minas (MG), fez um vídeo reclamando do local em que uma ambulância do Samu estacionou durante uma ocorrência.

O que aconteceu

Vereador aparece dirigindo a ambulância e postou a frase: "Alguém precisa de atestado?". O caso ocorreu na quarta-feira (17), na região do Alto Parnaíba, e ele postou o vídeo nas redes sociais.

Borges Junior afirmou que o veículo estava parado em frente a uma garagem. Por isso, prejudicava a passagem dos veículos, incluindo o dele, além de causar "engarrafamento" no local.

Equipe do Samu estava socorrendo um adolescente de 15 anos, que sofria de crises convulsivas graves. A informação é do Cisreuno (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Noroeste), responsável pela ambulância. O órgão divulgou uma nota de repúdio, na qual criticou a atitude do vereador.

José Luiz Borges Junior (Podemos) divulgou vídeo pelo Instagram
José Luiz Borges Junior (Podemos) divulgou vídeo pelo Instagram Imagem: Instagram @joseluizbjunior

O Cisreuno informou ainda que o local do atendimento é difícil para estacionar veículos. A nota divulgada pelo órgão critica a "postura de descaso e desrespeito" do vereador.

Primeiramente, cumpre destacar que, as ambulâncias do SAMU 192, segundo o que leciona o Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 29, gozam de livre circulação, estacionamento e parada, quando em serviço de urgência.

É lamentável que o representante do povo, eleito para defender os interesses fundamentais da população, entre eles o direito à saúde, adote uma postura de descaso e desrespeito, não só em relação ao Samu, mas principalmente em relação ao paciente.

Desta forma, lamentamos atitudes de desrespeito a vida humana e ao trabalho de primeiros socorros, como a que aconteceu no dia 17/04/2024, e lutaremos para manter a honra e probidade do serviço prestado pelo Cisreuno, destacando ainda que, medidas administrativas e judiciais cabíveis já estão sendo tomadas.

Continua após a publicidade

O UOL entrou em contato com o vereador, mas não teve retorna até o momento. O espaço segue aberto.

Os motoristas não estavam por perto, nem vi para onde foram. Esperei por 7, 10 minutos e nada, então eu mesmo tive que assumir o volante e resolver o problema, toda a situação. José Luiz Borges Junior, pelo Instagram

Deixe seu comentário

Só para assinantes