Conteúdo publicado há 25 dias

Filha do bicheiro Piruinha é presa no RJ por suspeita de extorsão

Monalliza Neves Escafura, filha do bicheiro José Escafura, conhecido como Piruinha, foi presa na manhã desta quarta-feira (19) na zona sul do Rio de Janeiro.

O que aconteceu

A mulher, de 29 anos, foi presa preventivamente por supostas extorsões e por integrar uma organização criminosa. Ela foi encontrada hoje em uma casa no Morro do Vidigal, durante operação do Ministério Público e da Polícia Federal.

Polícia também cumpriu mandado de busca e apreensão na residência. No local, celulares e outros aparelhos eletrônicos foram apreendidos.

Monalliza estava foragida desde 2021. Ela será levada para a Superintendência Regional da Polícia Federal, na praça Mauá, e depois encaminhada ao sistema prisional.

Piruinha, a filha e o PM Jeckson Lima Pereira eram investigados pela morte de um comerciante de carros. Os três foram absolvidos pelo homicídio de Natalino José do Nascimento Espíndola, mas Monalliza ainda era procurada pelo crime de extorsão ao mesmo homem, que teria uma dívida com ela.

Segundo o Ministério Público, Monalliza e membros da organização criminosa fizeram graves ameaças à Natalino. ''Eles foram obrigados a entregar pagamentos da empresa e transferir para os denunciados terrenos e até os próprios apartamentos onde moravam.''

O advogado Rafael Faria disse ao UOL que o caso ''é uma ramificação de um processo do Júri anterior''. ''A mesma já foi absolvida e comprovada sua inocência e que de igual forma será demonstrado nesse.''

Quem é Piruinha

Um dos bicheiros de destaque da série "Vale o Escrito", do Globoplay, ele tem 94 anos e é pai de 19 filhos. Ele ingressou na contravenção na década de 1950, quando começou a gerenciar bancas na região da Abolição, Inhaúma e Piedade, no Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

A partir da década de 1970, já era considerado um dos principais bicheiros da cidade. À época, ele também já tinha sob seu domínio os bairros de Madureira, Cascadura e Maria da Graça. Atualmente, afirma contar com mais de 250 pontos de jogo sob seu comando.

Bicheiro ganhou apelido de Piruinha por ter sido motorista de lotação. Ele trabalhava com isso antes de entrar para o jogo do bicho.

Deixe seu comentário

Só para assinantes