Chuvas no RS deixam mais de 250 fora de casa; 31 municípios relatam danos
Temporais que atingem o Rio Grande do Sul deixaram 260 pessoas desalojadas ou desabrigadas. O balanço atualizado foi divulgado pela Defesa Civil estadual na tarde desta quinta-feira (26).
O que aconteceu
Dez municípios têm pessoas fora de casa. São eles: Bagé (26 desalojados); Barão do Triunfo (2 desalojados); Camaquã (60 desabrigados); Cerrito (40 desabrigados); Dom Pedrito (4 desabrigados); Dom Feliciano (8 desabrigados); Pedro Osório (20 desalojados e 24 desabrigados); Pelotas (8 desalojados e 19 desabrigados); Rio Grande (18 desabrigados) e São Lourenço do Sul (6 desabrigados e 25 desalojados).
Danos causados pela chuva afetam 31 cidades. Além dos nove municípios com pessoas afetadas, há registro de problemas em: Amaral Ferrador; Arambaré; Caçapava do Sul; Cacequi; Candiota; Canguçu; Cristal; Encruzilhada do Sul; Faxinal do Soturno; Hulha Negra; Jaguarão; Morro Redondo; Palmeira das Missões; Pinheiro Machado; Piratini; Quaraí; Restinga Seca; Santana da Boa Vista; São João do Polêsine; São José do Norte; Tramandaí e Turuçu.
Em alguns municípios, chuva esperada para dois meses caiu em três dias. Segundo a empresa de meteorologia MetSul, Camaquã, cidade com maior número de desalojados e desabrigados, teve 200 milímetros concentrados desde o fim do domingo (22). Em Capão do Leão, choveu 173 mm no mesmo período. Canguaçu (171 milímetros) e Rio Grande (158 milímetros) foram os outros municípios que tiveram mais de 150 mm de chuvas acumuladas no período.
O órgão estadual alerta para temporais na maioria do RS nesta quinta. A previsão aponta chuva com temporais e vento forte, granizo e alagamentos pontuais na Região Metropolitana de Porto Alegre e em alguns municípios do Vale do Taquari, como Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul e Lajeado.
Previsão do tempo
Previsão de temporais severos, com alta probabilidade de danos. Segundo a MetSul, a chuva deve atingir todas as regiões do estado a partir desta quinta, com "pancadas torrenciais e volumosas".
Áreas mais afetadas. A chuva intensa deve atingir a área entre Pelotas e o Norte da Lagoa dos Patos; Porto Alegre e Região Metropolitana; sul do litoral norte; centro e parte do oeste e do noroeste do estado.
Municípios registraram vendavais e granizo gigante. Cidades tiveram quedas de árvores, alagamentos e destelhamentos de casas. Vídeos postados nas redes sociais mostram grandes pedras de granizo, algumas com sete centímetros de diâmetro, caindo em cidades no interior.
Segundo o Inmet, cenário com chuva forte se estende com força até sexta-feira (27).
Deixe seu comentário