Topo

"Vou responder aos ataques no debate", promete Russomanno

Russomanno recebe medalha da Federação Paulista de Jiu-Jitsu - Wanderley Preite Sobrinho
Russomanno recebe medalha da Federação Paulista de Jiu-Jitsu Imagem: Wanderley Preite Sobrinho

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

30/09/2020 15h03

Líder na pesquisa Datafolha de intenções de voto, o candidato a prefeito de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) promete partir para o ataque se provocado no primeiro debate entre os postulantes ao cargo, marcado para amanhã (1º) na TV Bandeirantes.

Depois de receber uma "medalha ao mérito esportivo" da Federação Paulista de Jiu-Jitsu, na zona oeste, Russomanno afirmou hoje que não ficará na defensiva caso seja fustigado pelos adversários, como, segundo ele, aconteceu na campanha de 2016, vencida pelo hoje governador João Doria (PSDB).

"Eu vou responder aos ataques! Nas eleições passadas eu não respondi e ficou parecendo que eu aceitava que o que foi falado era verdade", disse o candidato, que diz ter recebido "uma coisa absurda" de "ataque de fake news".

"Não vou receber ataques e ficar quieto, vou responder na mesma altura", promete.

Estratégia de debate

Russomanno, que só ontem escolheu seu marqueteiro, o publicitário Elsinho Mouco, passará o restante do dia e da quinta-feira se dedicando ao debate.

Conhecido por ter sido o estrategista principal nas campanhas anteriores, Russomanno afirmou que neste ano receberá colaboração de mais gente.

"A estrutura [do partido] agora é maior e tem condição de demonstrar o que podemos fazer de forma mais robusta", disse. "Por eu já ter sido candidato em 2012 e 2016, o conhecimento sobre os problemas da cidade e como resolvê-los eu já tenho."

Depois do almoço na federação de Jiu-Jitsu, Russomanno combinou de receber Mouco em sua casa para estudar todas as regras do debate, suas respostas para os ataques que deve receber e as perguntas que fará aos adversários.

Mouco também contará com a colaboração do publicitário Rodrigo Gadelha, que até a tarde de ontem disputava com Mouco a possibilidade de comandar a campanha do candidato.

Russomanno será treinado para responder sobre as primeiras polêmicas envolvendo seu nome em 2020, como o suposto plágio em seu programa de governo e os 18 processos que sua filha e genro respondem na Justiça por suposta prática de pirâmide financeira.

Na segunda-feira (18), o partido de Russomanno divulgou nota dizendo que não pretende comparecer a debates em que faltem candidatos. O texto foi interpretado como um recado à Rede Globo, que decidiu recentemente que só reunirá os primeiros colocados nas pesquisas a fim de evitar aglomerações nos estúdios em meio à pandemia do novo coronavírus.

Ontem, Russomanno também decidiu com Mouco seu slogan de campanha: "Agora é a Nossa Vez".