Topo

Trevisan: Medo de votar em pandemia influencia indecisos e Covas em SP

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/10/2020 22h01

A menos de um mês para as Eleições 2020, a pandemia de covid-19 — e, especificamente, o medo de alguns eleitores de ir presencialmente às urnas —, está interferindo no número de votos brancos ou nulos nas pesquisas. Também pode causar efeitos para o candidato à reeleição em São Paulo, prefeito Bruno Covas (PSDB), avalia a colunista do UOL Carolina Trevisan.

"Pode ser que exista a possibilidade de uma parte dos eleitores evitar de votar [por medo do novo coronavírus], então, em São Paulo, o candidato que seria prejudicado por uma abstenção maior de votos seria Covas, porque o eleitorado dele é mais velho. E quem es com mais medo de votar, justamente, são os mais velhos", avalia no podcast Baixo Clero #62. (Ouça a partir do minuto 6:40)

A análise tem por base pesquisa Datafolha divulgada hoje e dados do IDeia Big Data. Trevisan apresenta o podcast ao lado de Carla Bigatto e Diogo Schelp.

O Datafolha de hoje mostrou, pela primeira vez, Russomanno aparecendo atrás do prefeito Bruno Covas — e esta seria a disputa de segundo turno na capital paulista. Bruno Covas (PSDB) foi de 21% para 23%. E também ultrapassou Russomanno na simulação de segundo turno entre os dois candidatos: a liderança seria por 48% a 36%.

Na pesquisa anterior, Russomanno tinha 27% e agora aparece com 20%. Bruno Covas, que tinha 21% aparece agora com 23%. O Datafolha mostra que a disputa do terceiro lugar também está acirrada. Guilherme Boulos (PSOL) tinha 12% na última pesquisa, agora aparece com 14% e Márcio França (PSB) que tinha 8%, agora aparece com 10%.

Segundo Trevisan, o eleitorado que defende o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) agora se divide entre Arthur do Val (Patriota), conhecido como Mamãe Falei, e Joice Hasselmann (PSL).

"A subida da Joice e do Mamãe Falei mostram que também os bolsonaristas não estão com certeza do voto no Russomanno, e isso enfraquece o candidato e também não é bom para o presidente Bolsonaro", disse. (Ouça a partir do minuto 2:39)

No Rio de Janeiro, segundo a pesquisa Datafolha, Eduardo Paes (DEM), ex-prefeito da cidade, se mantém na liderança, com 28% de preferência dos eleitores, contra 13% do prefeito Crivella, do Republicanos, que aparece empatado com a delegada Marta Rocha, do PDT. Anteriormente, Crivella aparecia com 14%.

Segundo Schelp, a falta de popularidade de Crivella não deixa que o candidato dispare nas pesquisas.

"Ele é um prefeito impopular, a última pesquisa mostra ele com aprovação de 12%, então não tem milagre, se você não tem uma gestão boa, dificilmente você vai conseguir desempenhar bem numa eleição", disse. (Ouça a partir do minuto 10:30)

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.