Topo

'Você foi deputado comigo e não defendeu SP', diz Russomanno a Bruno Covas

Do UOL, em São Paulo

11/11/2020 11h15Atualizada em 11/11/2020 14h31

O candidato à Prefeitura de São Paulo Celso Russomanno (Republicanos) afirmou que Bruno Covas (PSDB), atual prefeito, não defendeu a cidade quando era deputado federal, entre 2014 e 2016. A declaração se deu em meio à discussão sobre a reforma tributária que tramita no Congresso e, segundo os candidatos, pode reduzir as arrecadações da capital paulista.

"Um prefeito de São Paulo tem que ir ao Congresso Nacional, defender a sua cidade. Bruno, você foi deputado comigo e você não estava lá defendendo a cidade para evitar que a cidade perdesse arrecadação. Eu estarei em Brasília o tempo todo, quanto tempo for necessário, nas periferias, fiscalizando, fazendo o que o prefeito tem que fazer", afirmou Russomanno no debate UOL/Folha de S.Paulo.

Pouco antes, Covas chegou a afirmar que a reforma tributária poderia tirar R$ 10 bilhões de São Paulo nos próximos dez anos, argumentando que o ISS (Imposto Sobre Serviços), um tributo municipal, passaria a ser pago somente na cidade onde o serviço é prestado. Hoje, o tributo é pago na cidade em que o prestador de serviços tem sua sede.

"Quem sabe o senhor, ficando em Brasília, o senhor pode ajudar a não deixar aprovar uma reforma como essa que tira tanto recurso da cidade de São Paulo. Porque recentemente, já foi aprovada um outra lei, que tira para os próximos quatro anos da cidade de São Paulo quase R$ 1,5 bilhão. É por isso que é preciso ter responsabilidade fiscal", afirmou o prefeito tucano.