Topo

Com instabilidade no TSE, eleitores têm dificuldades para saber onde votar

Site do TSE apresenta instabilidade no dia do primeiro turno das eleições municipais - Reprodução
Site do TSE apresenta instabilidade no dia do primeiro turno das eleições municipais Imagem: Reprodução

Ana Carla Bermúdez, Aurélio Nunes, Hygino Vasconcellos e Vinícius Boreki

Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL, em Salvador, em Porto Alegre e em Curitiba

15/11/2020 10h08Atualizada em 15/11/2020 15h16

Uma instabilidade nas plataformas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desde a noite de sábado (14) dificulta a consulta de quem ainda precisa confirmar o local onde irá votar neste domingo (15). A página do TSE e o aplicativo e-Título estão apresentando instabilidade.

O presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, reconheceu que o e-Título está apresentando instabilidade momentânea, mas disse que isso se deve à grande quantidade de acessos ao aplicativo. Segundo ele, muitos usuários tentam baixar o app "simultaneamente" e de "última hora". Apenas de ontem para hoje, o app registrou 3 milhões de downloads, disse Barroso.

Na manhã deste domingo, a eleitora Maria Miranda, 65, não conseguiu votar no colégio Luiz Vianna, em Salvador, sua seção eleitoral nas últimas eleições. "Eu vim consciente de que iria votar aqui. Quando cheguei, tive a grata surpresa de que eu não votaria aqui", diz ela.

Segundo Maria, nem mesmo pelo site do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia) é possível descobrir qual é o seu novo local de votação. Ela conta que, ao longo de 1 hora, uma mesária tentou acessar o sistema para ajudá-la, mas não conseguiu. A assessoria de comunicação do TRE informou que o portal apresenta instabilidade devido ao grande número de acessos.

A reportagem do UOL também registrou problemas para navegar pelo portal desde a noite de sábado (14). Na página onde deveria estar disponível a consulta online do local de votação, uma mensagem de erro informa que o serviço está temporariamente indisponível.

Quem não conseguir consultar o local de votação no site do TSE ou do TRE de sua região ainda pode optar por outros caminhos. É possível ligar para o número 148, o Disque Eleitor, ou buscar atendimento pelo Tira-Dúvidas Eleitoral, serviço disponível pelo WhatsApp no número (61) 9637-1078.

Aplicativo com instabilidade

O problema repetiu-se em tentativas feitas de diferentes cidades do país, tanto para consultar no site do TSE o local de voto quanto para fazer a justificativa de ausência pelo app e-Título. A reportagem do UOL tentou usar o aplicativo por mais de duas horas, e o aplicativo dá uma resposta de erro, pedindo para que o eleitor tente novamente mais tarde.

Instabilidade no aplicativo e-Título - Reprodução - Reprodução
Instabilidade no aplicativo e-Título
Imagem: Reprodução

Nas redes sociais, diversos eleitores relatam a mesma dificuldade.

Segundo o TSE, até as 8h30 de hoje, cerca de 400 mil eleitores haviam justificado a ausência na votação de hoje por meio do aplicativo. Para justificar, é preciso estar fora do domicílio eleitoral —o app faz a verificação por georreferenciamento.

Após ataque hacker

O presidente do TSE afirmou ainda que, após o ataque hacker que atingiu o STJ (Superior Tribunal de Justiça) no começo de novembro, o tribunal decidiu reforçar a segurança de seus sistemas, desligando um de seus dois servidores da rede. Foi feito, então, um backup desse servidor. De acordo com Barroso, isso fez com que o sistema apresentasse uma sobrecarga devido à alta demanda pelas plataformas do tribunal.

"Estamos em contato com a empresa que fez o aplicativo e com o Google para regularizar o quanto antes possível", afirmou. Barroso disse ainda que a apuração dos votos não pode ser comprometida com nenhum tipo de hacking.

"Peço que as pessoas se empenhem e insistam", afirmou Barroso, ressaltando que o aplicativo está funcionando. Ele fez as declarações durante visita ao projeto Eleições do Futuro em Valparaíso de Goiás (GO), no entorno do Distrito Federal.... - Veja mais em https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2020/11/15/barroso-diz-que-instabilidade-no-e-titulo-se-deve-a-acessos-de-ultima-hora.htm?cmpid=copiaecola