Topo

Olavo de Carvalho diz que Bolsonaro foi incapaz de ajudar aliados

Olavo de Carvalho disse que Bolsonaro é uma liderança sem respaldo militante - Reprodução/TV Globo
Olavo de Carvalho disse que Bolsonaro é uma liderança sem respaldo militante Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL

16/11/2020 11h07

Olavo de Carvalho, normalmente ligado à família Bolsonaro, criticou o desempenho dos políticos bolsonaristas nas eleições municipais de 2020. Ele avaliou que o presidente Jair Bolsonaro tem culpa nesse resultado.

"O péssimo desempenho dos bolsonaristas na eleição não tem mistério nenhum. Ludibriado pela conversa mole de generais-melancias, o presidente confiou demais no sucesso inevitável da sua liderança pessoal, sem perceber que ela não passava, precisamente, disso: uma liderança pessoal sem respaldo militante e incapaz, por isso, de transmitir seu prestígio a qualquer aliado", disse Olavo ao site O Antagonista.

Candidatos apoiados por Bolsonaro tiveram derrotas importantes em capitais, como Celso Russomanno (Republicanos) em São Paulo; Delegada Patricia (Podemos) em Recife; Coronel Menezes (Patriota), em Manaus; e Bruno Engler (PRTB) em Belo Horizonte.

Nas capitais, dos candidatos apoiados por Bolsonaro, só Marcelo Crivella (Republicanos), no Rio de Janeiro; e Capitão Wagner (PROS), foram pro 2º turno, mas ambos na 2ª posição.

Bolsonaro já minimizou a relevância desses resultados em uma publicação no Facebook.

"Minha ajuda a alguns poucos candidatos a prefeito resumiu-se a 4 lives num total de 3 horas. De concreto partidos de esquerda sofreram uma histórica derrota nessas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar. Para 2022 a certeza de que, nas urnas, consolidaremos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado", publicou o presidente.