Topo

TSE diz que sistema de totalização de votos está preparado para 2º turno

Sistema do TSE apresentou lentidão no primeiro turno das eleições municipais de 2020, no dia 15 de novembro - TSE
Sistema do TSE apresentou lentidão no primeiro turno das eleições municipais de 2020, no dia 15 de novembro Imagem: TSE

Do UOL, em São Paulo

26/11/2020 21h16

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou uma nota na noite de hoje afirmando que o sistema de totalização de votos foi testado e está "devidamente preparado para a realização exitosa do segundo turno". A votação será realizada neste domingo (29).

De acordo com o tribunal, os testes adicionais no computador e nos sistemas que realizam as somas foram feitos nos dias 24 e 25 de novembro e contaram com a participação de cartórios eleitorais de 24 estados brasileiros.

"O objetivo foi validar a performance e a eficácia dos sistemas de transmissão e recebimento de arquivos de urna, bem como de totalização e de divulgação de resultados", diz o texto.

Durante o primeiro turno das eleições municipais uma falha no sistema do tribunal provocou um atraso na divulgação dos resultados. A totalização dos votos foi realizada cerca de duas horas e meia mais tarde do que o registrado nas eleições de 2018.

No entanto, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, afirmou que a demora na contagem dos votos não colocou em risco a segurança do processo de apuração dos resultados. Foi a primeira vez em que a contagem foi centralizada no tribunal — até este ano, os TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) das unidades da federação eram responsáveis pela contagem dos votos.

No mesmo dia os sistemas também foram alvos de ataques. Barroso afirmou que os ataques foram neutralizados e não tiveram qualquer interferência nas eleições. Ele acusou "milícias digitais" de se articularem para tentar desacreditar as instituições do país.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!