Topo

Boulos anuncia que fará live em horário que seria de debate da Globo

Do UOL, em São Paulo

27/11/2020 19h41

Após o debate da TV Globo com os candidatos à Prefeitura de São Paulo ser cancelado, Guilherme Boulos (PSOL) declarou que fará uma live nas redes sociais às 22h de hoje, horário para o qual estava marcado o evento. O debate foi cancelado nesta tarde após Boulos receber diagnóstico positivo para covid-19.

"Hoje às 22 horas estarei aqui para apresentar. Já que não será possível fazer isso na Globo, estaremos aqui. Porque a gente não foge do debate", disse ele em live realizada no início da noite, em redes sociais, com a participação de sua vice, Luiza Erundina.

É quando seria o debate da Globo, se de fato se confirmar que eles não farão o debate virtual apesar do nosso pedido, eu vou estar nos canais virtuais para conversar com os eleitores

O resultado do teste de Boulos foi divulgado na tarde desta sexta-feira (27). Pouco após a divulgação, o apresentador César Tralli escreveu no Twitter que o evento seria cancelado e a própria emissora divulgou uma nota confirmando a informação.

"Seguindo as regras acordadas com os partidos, que preveem o cancelamento do debate em caso de problemas de saúde de um dos participantes, a TV Globo cancelou o evento entre candidatos à Prefeitura de São Paulo, que seria realizado hoje à noite, após Guilherme Boulos (PSOL) ter comunicado que testou positivo para covid-19", diz a nota divulgada pela TV Globo.

Tanto a campanha de Boulos como a de seu adversário, Bruno Covas (PSDB), concordaram em propor à Globo que o debate desta noite fosse realizado de maneira virtual. A emissora negou o pedido e lembrou que as regras assinadas anteriormente previam que o encontro entre os candidatos a prefeito de São Paulo só poderia ser realizado de forma presencial.

Boulos fez o exame para covid-19 após a deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) ter anunciado na última segunda-feira (23) que havia contraído o novo coronavírus. Os dois estiveram no mesmo ambiente na sexta-feira da semana passada, dia 20, em uma agenda fechada da campanha dele.

Covas lidera pesquisas

Boulos avançou ao segundo turno da eleição para a prefeitura com 20,24% dos votos válidos; Covas apresentou 32,85%.

Covas lidera as intenções de voto com 47% da preferência do eleitorado, segundo apontado por pesquisa Datafolha publicada ontem (26). Boulos apresentou 40% dos votos totais, enquanto o percentual de brancos e nulos ficou em 9% e os indecisos ficaram em 4%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Já a pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira (25) apontou Covas com 48%, onze pontos percentuais à frente de Boulos, com 37%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Você utiliza a Alexa? O UOL é o parceiro oficial da assistente de voz da Amazon, com boletins de notícias e dados atualizados das últimas pesquisas eleitorais e dos resultados do 2º turno. Para saber sobre a eleição na sua cidade com a credibilidade do UOL, pergunte: "Alexa, qual é o resultado da pesquisa eleitoral em São Paulo?", por exemplo, ou "Alexa, quem ganhou a eleição no Rio de Janeiro?". Nos encontramos lá!