Cícero Lucena (PP) é o novo prefeito de João Pessoa
Cícero Lucena (PP) foi eleito prefeito de João Pessoa e comandará a capital paraibana pela terceira vez a partir de 1º de janeiro de 2021. Ele bateu o radialista Nilvan Ferreira (MDB), que concorria pela primeira vez ao cargo. Com 100% das urnas apuradas, o futuro prefeito se elege com 53,1% dos votos, enquanto o rival termina com 46,8%, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).
"Obrigado, João Pessoa. Eu vou fazer o melhor governo da minha vida", escreveu ele nas redes sociais. "Não há espaço pra vaidades, desejos pessoais e exibicionismos. Vamos juntos construir a cidade que todos merecem, acolhidos com sinceridade e confiança."
Lucena, 63, tem longa carreira na política paraibana. Foi vice-governador (1991 a 1994), governador (de abril a dezembro de 1994) e comandou João Pessoa por dois mandatos consecutivos (entre 1997 e 2004). Também foi senador entre 2007 e 2014. Em 2012, foi derrotado no segundo turno das eleições municipais.
O prefeito eleito terá como vice Leo Bezerra (Cidadania), que esteve na Câmara Municipal de João Pessoa na última legislatura.
Disputa acirrada no primeiro turno
Com 14 candidatos no páreo, a eleição em João Pessoa teve votos dispersos em 15 de novembro. Lucena obteve apenas 20% dos votos válidos e Ferreira, 16,61%. Os dois finalistas tentaram criar alianças com os derrotados, mas a maior parte deles escolheu a neutralidade.
Lucena ampliou sua base com o apoio de PCdoB, PSL, Solidariedade e Rede. Com isso, o prefeito eleito ladrilhou seu caminho para um mandato com uma relação fácil com o legislativo. Os nove partidos de sua base elegeram 13 dos 27 vereadores na Câmara Municipal.
Os 15 dias de campanha para o segundo turno foram muito acirrados, com troca de acusações em debates realizados e entrevistas.
Em seu discurso após o primeiro turno, Lucena declarou estar pronto para assumir a administração do município na retomada das atividades paralisadas por conta da pandemia do novo coronavírus e destacou sua experiência prévia em gestão. "Vamos entrar numa nova etapa, a etapa da razão, da responsabilidade com o futuro desta cidade. Para enfrentar a crise da pandemia e do pós-pandemia, mas também planejar essa cidade para um milhão de habitantes", declarou.
A oposição tentou usar contra Lucena o fato de o político receber aposentadoria de ex-governador, mesmo tendo administrado o estado por apenas 8 meses.
O prefeito eleito, por sua vez, apostou no discurso sobre experiência em cargos públicos e focou em discussões próximas da população, como a da mobilidade urbana, tema central em uma capital de 820 mil habitantes. "É atribuição do prefeito oferecer transporte ágil, confortável e com passagem justa", disse. Também prometeu investir em obras para dar fluidez ao transporte individual.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.