Topo

Internado, Maguito Vilela é diplomado a distância prefeito de Goiânia

O candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, em foto do dia 12/11 - Divulgação
O candidato a prefeito de Goiânia pelo MDB, Maguito Vilela, em foto do dia 12/11 Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

18/12/2020 17h18

Internado desde outubro, Maguito Vilela foi diplomado hoje a distância como prefeito da cidade de Goiânia (GO). A nova administração deve tomar posse no dia 1º de janeiro. Maguito segue na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), e o quadro de saúde é considerado estável.

Nas redes sociais, o filho do prefeito, o também político Daniel Vilela, comemorou a diplomação do pai, e escreveu. "Eleito e devidamente diplomado! Logo, Maguito Vilela estará com a gente, trabalhando muito para honrar a confiança que vocês depositaram nele", ressaltou.

Segundo o último boletim médico, divulgado na noite de ontem, "o quadro hemodinâmico continua estável com sedação leve".

Maguito está internado em São Paulo desde o dia 27 de outubro, agora, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. No início de dezembro, ele testou duas negativo para covid-19, segundo apurou a reportagem do UOL.

Mesmo internado, o Mdebista foi eleito com 277.497 dos votos (52,60% dos votos válidos), contra 250.036 de seu rival, Vanderlan Cardoso (47,40%).

Durante a campanha, Vanderlan questionou a forma de divulgação do estado de saúde do adversário. Para o então candidato do PSD, a campanha de Maguito estaria enganando o eleitor ao dizer que ele está bem quando, na verdade, não está.

"Está muito estranha a forma com que estão falando dessa doença dele, tentando passar que ele está melhorando. A gente sabe que a situação é muito complicada", disse Vanderlan em entrevista à Rádio Sagres. "Vem essa lorota toda, essa conversa estranha. 'Ele está bem', 'ele está bem', mas vai ter que ser intubado de novo. Nós estamos vivendo um estelionato eleitoral em Goiás."

O filho, Daniel Vilela, rebateu as insinuações e prometeu processá-lo.

Político há 45 anos

Maguito tem uma longa trajetória na política goiana. Em 45 anos de vida pública, mudou de partido apenas na transição para a democracia, quando trocou a Arena pelo MDB. Já foi vereador, deputado estadual e federal e vice-governador. Ele também ocupou a cadeira de governador de Goiás entre 1995 e 1998 e logo depois foi eleito para o senado federal, de 1999 a 2007.

Em seu programa, durante a campanha, Maguito prometeu priorizar as áreas de saúde, educação, segurança e infraestrutura, com foco nas regiões mais pobres da cidade. Ele promete construir novas unidades de saúde e ampliar o programa Saúde da Família. Também diz que irá oferecer mais vagas em creches.

O prefeito eleito propôs ainda ampliar vias destinadas para a circulação exclusiva de ônibus. E na área de segurança, ele promete investir na Guarda Municipal e fortalecer os Conselhos de Segurança Pública.