Topo

Dr. Furlan comemora vitória na eleição em Macapá: 'Prefeitão tá on!'

Dr. Furlan teve 55,67% dos votos válidos, enquanto Josiel, irmão de Davi Alcolumbre, conquistou 44,33% - Erich Macias Rodrigues/Futura Press/Estadão Conteúdo
Dr. Furlan teve 55,67% dos votos válidos, enquanto Josiel, irmão de Davi Alcolumbre, conquistou 44,33% Imagem: Erich Macias Rodrigues/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

20/12/2020 18h36Atualizada em 20/12/2020 19h35

Prefeito eleito de Macapá, Dr. Furlan comemorou hoje a vitória sobre Josiel Alcolumbre (DEM) no segundo turno da eleição em Macapá (AP). Ele teve 55,67% dos votos válidos (101.091), enquanto seu adversário conquistou 44,33% (80.499).

"O prefeitão tá on!", escreveu Furlan em uma rede social.

O irmão de Josiel, senador Davi Alcolumbre (DEM), também usou o Twitter para comentar o resultado da eleição. Ele parabenizou Furlan pela vitória, desejando-lhe sucesso à frente da prefeitura, e acrescentou que continuará trabalhando por Macapá e pelo Amapá.

"Que jamais nos esqueçamos de que a democracia é o pilar mais importante da sociedade", disse o presidente do Senado. "Temos muitos investimentos federais para que Macapá continue o seu caminho de crescimento e prosperidade. Vence a vontade soberana das urnas."

Dr. Furlan ganhou de virada, já que havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 16,03% dos votos válidos, contra 29,47% de Josiel. Ele é médico cardiologista e deputado estadual pelo Cidadania, mas foi eleito pelo PTB, partido do qual saiu em fevereiro de 2019.

A capital amapaense foi a única do país que postergou as eleições municipais e teve o primeiro turno no último dia 6. O adiamento se deu devido ao apagão que atingiu quase todo o estado do Amapá no dia 3 de novembro.

Adversários de Josiel, inclusive Furlan, criticaram a decisão de postergar a disputa porque ela só teria ocorrido após a queda de Josiel em pesquisas de intenção de voto, perdendo a vantagem conquistada antes do blecaute.

Também houve reclamações porque apenas a capital teve eleição feita mais para a frente, apesar de o apagão ter atingido 14 dos 16 municípios do estado.