Dr. Furlan comemora vitória na eleição em Macapá: 'Prefeitão tá on!'
Prefeito eleito de Macapá, Dr. Furlan comemorou hoje a vitória sobre Josiel Alcolumbre (DEM) no segundo turno da eleição em Macapá (AP). Ele teve 55,67% dos votos válidos (101.091), enquanto seu adversário conquistou 44,33% (80.499).
"O prefeitão tá on!", escreveu Furlan em uma rede social.
O irmão de Josiel, senador Davi Alcolumbre (DEM), também usou o Twitter para comentar o resultado da eleição. Ele parabenizou Furlan pela vitória, desejando-lhe sucesso à frente da prefeitura, e acrescentou que continuará trabalhando por Macapá e pelo Amapá.
"Que jamais nos esqueçamos de que a democracia é o pilar mais importante da sociedade", disse o presidente do Senado. "Temos muitos investimentos federais para que Macapá continue o seu caminho de crescimento e prosperidade. Vence a vontade soberana das urnas."
Dr. Furlan ganhou de virada, já que havia ficado em segundo lugar no primeiro turno, com 16,03% dos votos válidos, contra 29,47% de Josiel. Ele é médico cardiologista e deputado estadual pelo Cidadania, mas foi eleito pelo PTB, partido do qual saiu em fevereiro de 2019.
A capital amapaense foi a única do país que postergou as eleições municipais e teve o primeiro turno no último dia 6. O adiamento se deu devido ao apagão que atingiu quase todo o estado do Amapá no dia 3 de novembro.
Adversários de Josiel, inclusive Furlan, criticaram a decisão de postergar a disputa porque ela só teria ocorrido após a queda de Josiel em pesquisas de intenção de voto, perdendo a vantagem conquistada antes do blecaute.
Também houve reclamações porque apenas a capital teve eleição feita mais para a frente, apesar de o apagão ter atingido 14 dos 16 municípios do estado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.