Topo

'Orgulho', 'transparência', 'coragem': assista ao discurso de Moraes no TSE

Do UOL, em São Paulo

16/08/2022 20h06Atualizada em 16/08/2022 22h23

Em discurso ao tomar posse da presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na noite de hoje, o ministro Alexandre de Moraes defendeu as urnas eletrônicas e prometeu um combate "implacável" da Corte às fake news contra o sistema eleitoral. Moraes afirmou que a interferência da Justiça sobre as eleições será mínima, mas que ela não permitirá abusos do direito à liberdade de expressão.

Em seus agradecimentos às autoridades presentes à cerimônia, Moraes citou em primeiro lugar o presidente Jair Bolsonaro (PL), mas seu pronunciamento foi uma reação indireta a discursos do chefe do Executivo, que costuma colocar em dúvida o sistema eleitoral sem apresentar provas.

O novo presidente do TSE exaltou o fato de que o Brasil é uma das maiores democracias do mundo, mas é "a única que apura e divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com agilidade, segurança, competência e transparência". "Isso é motivo de orgulho nacional", completou.

Em outro trecho da fala, Moraes lembrou a criação da Justiça Eleitoral e afirma que ela lutou "contra as forças que não acreditavam no Estado Democrático de Direito, e pretendiam, à época da sua instalação [em 1932], continuar capturando a vontade soberana do povo, desvirtuando os votos que eram colocados nas urnas".