Topo

'Prontos para defender democracia': Tebet e Ciro chegam à posse no TSE

Simone Tebet e Ciro Gomes - Wilton Junior e Vinícius do Prado/Agência Estado
Simone Tebet e Ciro Gomes Imagem: Wilton Junior e Vinícius do Prado/Agência Estado

Do UOL, em Brasília

16/08/2022 19h31Atualizada em 16/08/2022 19h31

Candidatos à Presidência, Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) chegaram à cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e defenderam o processo eleitoral brasileiro.

Outros políticos e autoridades de estado estarão presentes no evento. O presidente Jair Bolsonaro (PL) e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e José Sarney (MDB) também participam da cerimônia.

Ao entrar no TSE, a candidata do MDB, Simone Tebet, disse que vê o evento como uma defesa da democracia.

"Os presidenciáveis vêm, numa demonstração de defesa da democracia, dizer que acreditam na lisura do processo eleitoral, estão prontos para defender a democracia e as eleições e estão prontos, inclusive, para defender o resultado das urnas"
Simone Tebet (MDB), senadora e candidata à Presidência

Ciro Gomes, candidato so PDT, afirmou que a presença na posse de Moraes é uma expressão de respeito. Ciro diz que a democracia "ainda que da boca para fora, tem sido sistematicamente ameaçada no Brasil".

É um ato de gentileza, de respeito e de cumprimento de determinados rituais, sem os quais a democracia não existe", disse o ex-ministro"
Ciro Gomes, ex-governador e candidato a presidente , sobre a ida à posse

Moraes assume o lugar do ministro Edson Fachin, ambos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). O evento acontece em meio à escalada de ataques contra a segurança das urnas eletrônicas e a lisura do processo eleitoral. O ministro Ricardo Lewandowski será o vice-presidente.

O esquema de segurança no TSE foi reforçado para a cerimônia.