Topo

Quem são os candidatos a presidente da República nas Eleições 2022

Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet, em debate do UOL em parceria com Band, Folha e Cultura - Reprodução
Ciro Gomes, Jair Bolsonaro, Lula e Simone Tebet, em debate do UOL em parceria com Band, Folha e Cultura Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

19/09/2022 15h59Atualizada em 01/10/2022 19h52

A corrida ao Palácio do Planalto conta com 11 candidatos a presidente da República nas Eleições 2022. O primeiro turno do pleito acontecerá no dia 2 de outubro. Além da presidência, estão em disputa os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual.

Os números das pesquisas eleitorais para presidente apontam para uma estabilidade na polarização da preferência do eleitorado entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Apesar da tendência, outros candidatos ainda tentam destaque na reta final das campanhas eleitorais.

Dois dos pedidos de candidaturas iniciais para presidente acabaram barrados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Pelo PTB, Roberto Jefferson teve seu registro rejeitado por decisão da Corte eleitoral com entendimento de que o ex-deputado está inelegível até o dezembro de 2023 em razão de sua condenação no escândalo no Mensalão.

Pelo Pros, o coach Pablo Marçal também teve a candidatura barrada no Tribunal, que considerou válida a decisão do partido de anular a convenção que formalizou o nome Marçal como presidenciável. Após a medida, o coach declarou apoio a Bolsonaro.

Veja abaixo quem são os candidatos a presidente nas Eleições 2022:

Ciro Gomes (PDT)

Ciro Gomes - TON MOLINA/ESTADÃO CONTEÚDO - TON MOLINA/ESTADÃO CONTEÚDO
Ciro Gomes (PDT) em encontro promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS) com candidatos à Presidência da República
Imagem: TON MOLINA/ESTADÃO CONTEÚDO

O PDT lançou Ciro Gomes como candidato a presidente. É a quarta vez que Ciro concorre ao cargo. Em 2018, ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 12,5% dos votos. Ele também concorreu à Presidência em 2002 e 1998.

Ciro Ferreira Gomes é advogado, professor universitário e vice-presidente do PDT. Ele conta com uma vasta carreira política: foi prefeito de Fortaleza, deputado estadual, deputado federal, governador do Ceará e ministro dos governos Itamar Franco (MDB) e Lula (PT).

Nas Eleições 2022, Ciro tenta despontar como terceira via, ou seja, alternativa a Lula e a Bolsonaro. Para conquistar votos da centro-esquerda, o pedetista tem adotado uma estratégia de ataque, criticando fortemente o ex-presidente Lula. No entanto, participa da disputa presidencial deste ano sem apoio de uma coligação em nível nacional.

Vice: Ana Paula Matos (PDT).

Eymael (DC)

Eymael - Keiny Andrade/UOL - Keiny Andrade/UOL
José Maria Eymael (DC) é candidato à presidência da República pela sexta vez
Imagem: Keiny Andrade/UOL

O fundador e atual presidente do Democracia Cristã é apresentado como candidato pelo partido para as eleições dete ano desde 2020. José Maria Eymael, mais conhecido por Eymael, foi um dos chamados constituintes da Constituição Federal de 1988. Empresário e advogado, com especialização em Direito Tributário, Eymael já disputou a Presidência outras cinco vezes.

Ficou conhecido pelo jingle "Ey, Ey, Eymael, um democrata cristão", lançado em 1985, quando se candidatou a prefeito de São Paulo pela primeira vez. Ele também não terá apoio de outros partidos em sua tentativa de chegar ao Palácio do Planalto.

Vice: João Barbosa Bravo.

Felipe D'Ávila (Novo)

Luiz Felipe D'Avila - Comunicação Band - Comunicação Band
Luiz Felipe D'Avila (Novo) durante debate presidencial UOL, Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura
Imagem: Comunicação Band

Luiz Felipe D'Ávila é o candidato do Partido Novo à Presidência da República.

D'Ávila é cientista político, filantropo e fundador do Centro de Liderança Pública. Também é fundador e publisher do VirtùNews, plataforma digital de jornalismo de dados, voltada à análises sobre política e economia, e editorialista do jornal O Estado de S. Paulo.

Ex-PSDB, D'Ávila foi coordenador do programa de governo de Geraldo Alckmin (PSB), também ex-tucano, nas eleições presidenciais de 2018.

Ele é um crítico ferrenho de Bolsonaro e Lula, e considera que ambos formaram governos "populistas de direita e esquerda". Disputará a eleição presidencial sem alianças com outros partidos.

Vice: Tiago Mitraud (Novo)

Jair Bolsonaro (PL)

Bolsonaro - GETTY IMAGES - GETTY IMAGES
Jair Bolsonaro, presidente da República
Imagem: GETTY IMAGES

O atual presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, vai tentar sua reeleição pelo Partido Liberal (PL).

Bolsonaro foi eleito presidente nas eleições de 2018 pelo Partido Social Liberal (PSL). Sua carreira política começou em 1988, quando concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro e conseguiu uma vaga no Legislativo da cidade. Em 1990, dois anos depois, conquistou o primeiro dos sete mandatos consecutivos no cargo de deputado federal pelo Rio de Janeiro.

Bolsonaro está, atualmente, em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, atrás apenas de Lula. A chapa do atual presidente está coligada com PP e Republicanos.

Vice: General Walter Braga Netto (PL)

Leonardo Péricles (UP)

Péricles - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Leonardo Péricles (UP)
Imagem: Reprodução/Twitter

Leonardo Péricles é o candidato do Unidade Popular pelo Socialismo. Ele é técnico em eletrônica e presidente nacional do partido de esquerda fundado em 2019.

O partido mais novo do Brasil vai participar de sua primeira eleição para a Presidência da República com o único homem negro na disputa presidencial.

Péricles mora em uma ocupação em Belo Horizonte e passou a vida militando em movimentos sociais. Sua chapa não tem apoio de outras siglas.

Vice: Samara Martins (UP)

Lula (PT)

Lula - Marlene Bergamo/Folhapress - Marlene Bergamo/Folhapress
Lula participa de ato na Baixada Fluminense, no Rio
Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress

Luiz Inácio Lula da Silva é o candidato do PT para as Eleições 2022. Desde que teve sua condenação anulada pelo Supremo Tribunal Federal, sua candidatura à Presidência era tida como certa.

Lula é ex-sindicalista, ex-metalúrgico e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores. Foi presidente da República de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.

O ex-presidente aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República este ano, seguido por Bolsonaro.

Nas eleições 2022, Lula conta com uma coligação com nove partidos —a maior de sua história. São eles: PCdoB e PV, que formaram federação com o PT; PSB, por meio do vice Geraldo Alckmin (PSB); PSOL, Rede, Solidariedade, Avante e Agir (antigo PTC).

Vice: Geraldo Alckmin (PSB)

Padre Kelmon (PTB)

Gamoral e Kelmon - Reprodução/ PTB - Reprodução/ PTB
Pastor Gamoral e Padre Kelmon
Imagem: Reprodução/ PTB

Após a Justiça Eleitoral negar o registro ao ex-deputado Roberto Jefferson, o PTB lançou o então vice e agora cabeça de chapa, Padre Kelmon, como candidato do partido a presidente da República.

A sigla descreve seu representante como um 'homem cristão, conservador e de direita". Esta será a primeira eleição disputada por Kelmon, que já teve seu registro como presidenciável deferido pelo TSE.

Vice: Pastor Luiz Cláudio Gamonal (PTB).

Simone Tebet (MDB)

Tebet - Evaristo Sa/AFP - Evaristo Sa/AFP
Simone Tebet em Brasília
Imagem: Evaristo Sa/AFP

Simone Tebet é a candidata do MDB para a presidência da República. Ela terá o apoio do PSDB, Cidadania e Podemos.

Tebet é advogada, professora, escritora e política brasileira, filiada ao Movimento Democrático Brasileiro. Atualmente, ocupa o cargo de senadora da República pelo estado de Mato Grosso do Sul.

Foi a primeira mulher a disputar o comando do Senado, em 2021. Também foi a primeira parlamentar mulher a comandar a Comissão de Constituição e Justiça, a primeira vice-governadora de Mato Grosso do Sul e primeira prefeita de Três Lagoas (MS).

Vice: Mara Gabrilli (PSDB)

Sofia Manzano (PCB)

Sofia Manzano - REPRODUÇÃO/PERFIL PESSOAL NO FACEBOOK - REPRODUÇÃO/PERFIL PESSOAL NO FACEBOOK
Sofia Manzano (ao centro) é economista, professora universitária e pré-candidata pelo PCB
Imagem: REPRODUÇÃO/PERFIL PESSOAL NO FACEBOOK

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) lançou a candidatura da professora universitária Sofia Manzano.

Sofia Padua Manzano é economista e professora. A candidata é docente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e militante do Partido Comunista Brasileiro desde 1989.

Manzano é economista formada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestra em desenvolvimento econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em História pela Universidade de São Paulo (USP).

Vice: Antonio Alves (PCB)

Soraya Thronicke (União Brasil)

Soraya - Comunicação Band - Comunicação Band
Soraya Thronicke (União Brasil) durante debate presidencial UOL, Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura
Imagem: Comunicação Band

A senadora Soraya Thronicke foi lançada na disputa pela Presidência após a desistência de Luciano Bivar. Ela é vice-líder do governo no Congresso Nacional. Foi eleita pela primeira vez em 2018.

Durante a CPI da Covid, a senadora se juntou aos críticos do governo, questionando, por exemplo, o uso de medicamentos sem eficácia para o tratamento da doença, além da demora para a compra de vacinas.

Soraya disputará as eleições sem apoio oficial de outros partidos. Ainda assim, pelo tamanho da legenda, ela terá o quarto maior tempo de propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV.

Vice: Marcos Cintra (União Brasil)

Vera Lúcia (PSTU)

Vera Lucia - ROMERITO PONTES / PSTU - DIVULGAÇÃO - ROMERITO PONTES / PSTU - DIVULGAÇÃO
Vera Lúcia (foto) encara sua candidatura como mais uma missão partidária
Imagem: ROMERITO PONTES / PSTU - DIVULGAÇÃO

O Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) conta com a candidatura de Vera Lúcia ao Palácio do Planalto. Será a segunda vez que ela disputa a presidência pelo partido.

Vera foi uma das fundadoras do PSTU, criado no início dos anos 1990 a partir de dissidências de outros partidos como o PT. O partido se autodefine como "socialista e revolucionário".

Antes de entrar na carreira política, Vera Lúcia foi faxineira e costureira em Sergipe, estado onde iniciou sua militância. Ela participou da fundação do sindicato dos profissionais de costura da indústria calçadista do estado.

Vice: Kunã Yporã (PSTU)