Topo

Conheça os candidatos ao governo de Minas Gerais nas Eleições 2022

Candidatos ao governo de Minas Gerais participam de debate na Band - Divulgação/Band
Candidatos ao governo de Minas Gerais participam de debate na Band Imagem: Divulgação/Band

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL

17/08/2022 04h00

Dez candidatos apresentaram nomes para concorrer ao governo de Minas Gerais nas eleições 2022. O primeiro turno acontecerá em 2 de outubro —enquanto o segundo, se necessário, está previsto para o dia 30 do mesmo mês.

Nos últimos 20 anos, PT e PSDB foram os grandes protagonistas das eleições estaduais de Minas. Mas, ao que tudo indica, esse cenário deve mudar em 2022 —apenas o PSDB lançou pré-candidatura própria.

O prazo para pedido de registro da candidatura terminou em 15 de agosto.

Veja quem são os pré-candidatos ao governo de Minas Gerais (em ordem alfabética):

Alexandre Kalil (PSD)

É a primeira vez que Alexandre Kalil disputa o governo de Minas Gerais. Ele foi eleito prefeito de Belo Horizonte em 2016 com 52,98% dos votos e derrotou o candidato João Leite no segundo turno. Em 2020, foi reeleito ainda no primeiro turno, com 63,36% dos votos.

Alexandre Kalil, do PSD - Reprodução/Youtube TVC - Reprodução/Youtube TVC
Alexandre Kalil, do PSD
Imagem: Reprodução/Youtube TVC

Após negociação, Kalil fechou apoio a Lula nesta campanha —e definiu André Quintão, do PT, como vice. Em entrevista à Folha/UOL, Kalil chegou a dizer inclusive que a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) é bem-vinda em sua campanha. Ela foi candidata ao Senado por Minas Gerais em 2018.

Empresário, Kalil comanda a Erkal Engenharia, com atuação na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Foi presidente do Clube Atlético Mineiro entre 2008 e 2014. Seu pai, Elias Kalil (1930-1993) ocupou o mesmo cargo.

Cabo Paulo Tristão (PMB)

Cabo Paulo Tristão - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Cabo Tristão (PMB)
Imagem: Reprodução/ Instagram

O PMB confirmou o cabo Paulo Tristão como candidato ao governo de Minas Gerais nas eleições de outubro. Ele nasceu em Juiz de Fora (MG), é policial militar, analista de sistemas e pós-graduado em gestão pública.

Rompido com o bolsonarismo, Tristão acompanhava o então candidao Jair Bolsonaro (PL) como apoiador quando o então candidato foi esfaqueado em Juiz de Fora, em setembro de 2018.

O vice na mesma chapa é Antonio Otavio (PMB).

Carlos Viana (PL)

Carlos Viana - Edilson Rodrigues/Agência Senado - Edilson Rodrigues/Agência Senado
Carlos Viana (PL-MG)
Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Carlos Viana aproveitou a janela partidária para mudar do MDB —partido ao qual se filiou em dezembro do ano passado— para integrar o PL. Ele conta com o apoio do presidente da República, que também se transferiu para o mesmo partido.

Viana defendeu o presidente Jair Bolsonaro durante a sabatina UOL/Folha, criticou as urnas eletrônicas e negou qualquer ameaça golpista no país.

Ele foi eleito senador pelo PHS em 2018 e exerce seu primeiro mandato no Senado. É jornalista e tem 59 anos. O candidato a vice é Coronel Wanderley (PL).

Indira Xavier (UP)

Indira Xavier, da UP - Reprodução/ Instagram - Reprodução/ Instagram
Indira Xavier (dir.), da UP, candidata ao governo de Minas Gerais
Imagem: Reprodução/ Instagram

O partido UP confirmou a candidatura de Indira Xavier ao governo de Minas Gerais nas eleições de outubro. A candidata a vice-governadora é Edna Gonçalves (UP).

Indira é de Macéio (AL), onde começou a militância no movimento estudantil. Desde lá, é ativista dos direitos humanos, atuando na defesa dos direitos à educação e em pautas do direito à cidade e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Atualmente, atua na coordenação da Casa de Referência da Mulher Tina Martins.

Lorene Figueiredo (Psol)

Lorene Figueiredo - Paula Duarte/PSOL - Paula Duarte/PSOL
Lorene Figueiredo, candidata ao governo de Minas pelo Psol
Imagem: Paula Duarte/PSOL

A professora Lorene Figueiredo foi anunciada como candidata do Psol ao governo de Minas Gerais. Lorene é presidente municipal do Psol em Juiz de Fora. Na vaga de vice-governadora, está Ana Azevedo (Psol).

Na sabatina UOL/Folha, Lorene prometeu trabalhar na regulamentação da mineração em Minas Gerais e fez duras críticas aos adversários Kalil e Zema.

Formada em história, tem especialização nas áreas de educação e políticas públicas. Trabalha como professora desde 1985 e, atualmente, leciona na UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora).

Lourdes Francisco (PCO)

Lourdes Francisco - Reprodução/ Youtube - Reprodução/ Youtube
Lourdes Francisco (PCO), candidata ao governo de MG
Imagem: Reprodução/ Youtube

O PCO oficializou o nome de Lourdes Francisco da Costa como candidata ao governo de Minas Gerais. O vice da chapa será Sebastião Pessoa (PCO).

Lourdes Francisco da Costa é filha de agricultores, professora aposentada e artesã. Foi militante do Movimento dos Atingidos por Barragens. Sebastião Pessoa é trabalhador autônomo e mora em Minas Novas.

Marcus Pestana (PSDB)

Marcus Pestana - UOL - UOL
Marcus Pestana (PSDB) durante sabatina UOL/Folha
Imagem: UOL

O PSDB decidiu lançar candidato próprio ao governo mineiro, rompendo o acordo eleitoral de apoiar o governador Romeu Zema. Ligado ao deputado Aécio Neves, o ex-deputado Marcus Pestana representa os tucanos na eleição estadual.

Na sabatina UOL/Folha, Pestana fez críticas a Zema e Kalil no cenário mineiro —e também a Bolsonaro e Lula. Segundo ele, a motivação para a sua candidatura é a busca pelo fim da polarização política no estado.

Economista, foi deputado federal e estadual e presidente do PSDB de Minas Gerais. Também foi secretário estadual da Saúde e professor da Universidade Federal de Juiz de Fora.

O candidato a vice, na mesma chapa, é Paulo Brandt (PSDB).

Renata Regina (PCB)

Renata Regina - Divulgação - Divulgação
Renata Regina, candidata ao governo de Minas Gerais pelo PCB
Imagem: Divulgação

O PCB confirmou a candidatura da doula Renata Regina para o governo de Minas Gerais —na mesma chapa, ainda está Tuani Guimarães (PCB) como vice.

Na sabatina UOL/Folha, ela afirmou ser a única proposta de esquerda no estado e disse desaprovar o apoio de outros partidos à candidatura de Kalil.

Renata é fotógrafa e doula, atua pela humanização do parto e do nascimento, tem longa trajetória nas lutas da juventude, do movimento feminista e dos movimentos populares. Tuani é socióloga, professora e arquiteta.

Romeu Zema (Novo)

Romeu Zema - Reprodução/YouTube - Reprodução/YouTube
Romeu Zema, candidato a reeleição para o governo de Minas Gerais
Imagem: Reprodução/YouTube

Atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), é candidato à reeleição. Mateus Simões (Novo) será candidato a vice.

Zema foi eleito governador em 2018, quando concorreu ao pleito também filiado ao Partido Novo. Venceu no segundo turno, com 71,8% do total de votos, derrotando o ex-governador Antônio Anastasia (PSDB).

Empresário formado em Administração de Empresas, Zema começou a trabalhar aos 11 anos e já atuou como cobrador, frentista, balconista, estoquista, caixa, comprador, vendedor, analista de marketing, analista comercial e gerente.

Vanessa Portugal (PSTU)

Vanessa Portugal - Divulgação - Divulgação
Vanessa Portugal, candidata ao governo de MG pelo PSTU
Imagem: Divulgação

A professora Vanessa Portugal confirmou que será a candidata do PSTU na disputa ao governo estadual. Ela já é uma figura frequente nas eleições mineiras desde o início dos anos 2000 —agora, concorre à vaga no Palácio Tiradentes pela terceira vez. Jordano Carvalho (PSTU), conhecido como Jordano Metalúrgico, completa a chapa como candidato a vice.

Vanessa é professora da rede municipal de Belo Horizonte e militante do Polo Socialista. Já disputou eleições para vários cargos no Executivo e também no Legislativo.