Topo

Dallagnol grava vídeo de apoio a Alvaro Dias, rival de Moro ao Senado

Ex-colega de Moro na Lava Jato, Dallagnol declara apoio a Alvaro Dias no Senado - PR/Agência Brasil/Alep
Ex-colega de Moro na Lava Jato, Dallagnol declara apoio a Alvaro Dias no Senado Imagem: PR/Agência Brasil/Alep

Colaboração para o UOL

18/08/2022 15h32

Candidato a deputado federal pelo Podemos, o ex-coordenador da Lava Jato Deltan Dallagnol (PR) gravou um vídeo oficial para a campanha do senador Alvaro Dias (PR), seu correligionário, à reeleição. Dias disputa a vaga no Senado pelo Paraná com o ex-juiz Sergio Moro.

"O senador Alvaro Dias se dedicou com coragem de modo incansável no combate à corrupção e defesa da Operação Lava Jato por meio da sua conduta, das suas palavras e propostas. Precisamos de mais pessoas como Alvaro Dias na política, que defendam o fim do foro privilegiado, prisão em segunda instância e as reformas política, tributária e do Judiciário", diz Dallagnol na gravação compartilhada pelo senador ontem.

A relação entre Alvaro Dias e o ex-juiz da Lava estremeceu após Moro deixar o Podemos em março, partido em que foi levado pelo senador, para se filiar ao União Brasil apenas quatro meses após chegar na sigla.

No mês passado, o também ex-ministro da Justiça chegou a negar que Dias fosse seu padrinho político. "Ele não é meu padrinho. O que me deu notoriedade foi a carreira pública que tive como juiz e ministro. Meu padrinho é o povo brasileiro", afirmou Moro à coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.

Moro tentou transferir seu domicílio eleitoral para São Paulo, o que evitaria uma disputa com Alvaro Dias, mas a Justiça Eleitoral considerou a transferência irregular.

Em nova nota à imprensa, o candidato a deputado federal esclareceu que admira Alvaro Dias e Sergio Moro - opinando que o Paraná, em relação aos possíveis senadores, tem "que escolher entre dois excelentes candidatos".

"Alvaro Dias e Sergio Moro são excelentes candidatos e sempre contaram e contarão com meu apoio na defesa de boas causas como o combate à corrupção. Os paranaenses têm em suas mãos um problema que é o meu sonho de consumo: ter que escolher entre dois excelentes candidatos, capacitados e comprometidos com causas que podem, de fato, fazer o Brasil se tornar um país melhor, e quem tem a palavra final é o eleitor", escreveu Dallagnol.

Real Time no PR: Moro e Alvaro Dias empatam tecnicamente

Pesquisa do instituto Real Time Big Data, contratada pela Record TV e divulgada anteontem, aponta o ex-ministro Sergio Moro (União Brasil) com 30% das intenções de voto, na corrida por uma vaga para o Senado pelo Paraná. O senador Alvaro Dias (Podemos) tem 27%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, Moro e Dias estão tecnicamente empatados.

Na disputa pelo Senado, a lista segue com Paulo Martins (PL), que tem 8%; e Aline Sleutjes (Pros) e Rosane Ferreira (PV), as duas com 2% cada. Considerando a margem, Martins, Sleutjes e Ferreira estão tecnicamente empatados.

Orlando Pessuti (MDB), Laerson Matias (PSOL), Desiree Salgado (PDT) e Carlos Saboia (PMN) ficaram com 1% cada e Roberto França (PCO) não pontuou. Os cinco, portanto, empatam tecnicamente com Sleutjes e Ferreira, mas não com Martins.