Real Time Big Data em MG: Zema lidera; com Lula, Kalil tende a crescer
Pesquisa do instituto Real Time Big Data realizada por telefone, contratada pela Record TV e divulgada hoje, aponta o atual governador e candidato à reeleição, Romeu Zema (Novo), lidera com 46% das intenções de voto. Em segundo lugar, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), com 34%.
O senador Carlos Viana (PL), fica em terceiro lugar, com 9% dos votos. Os demais empatam entre si na margem de erro - que é de três pontos percentuais para mais ou para menos.
No mês passado, Zema tinha 44% das intenções de votos, e Kalil, 33%. Mas o levantamento de hoje não é comparável com a sondagem de julho, já que houve mudança no cenário testado. Isso porque foram incluídos os nomes de Indira, Cabo Paulo e Lourdes.
A rodada desta sexta-feira (19) também mostra a importância do apoio dos candidatos à Presidência da República. Quando informados sobre apoios do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Luiz Felipe D'Ávila (Novo) e Jair Bolsonaro (PL), Kalil tende a crescer e empata na margem de erro de três pontos para mais ou para menos com Zema, mas lidera numericamente com apoio do petista.
A pesquisa foi feita com 1.500 entrevistas por telefone em Minas Gerais entre os dias 17 e 18 de agosto. O nível de confiança é de 95%, e custo foi de R$ 20.000. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é MG-00461/2022.
Primeiro turno
Pesquisa estimulada
- Romeu Zema (Novo): 46%
- Alexandre Kalil (PSD): 34%
- Carlos Viana (PL): 9%
- Marcus Pestana (PSDB): 1%
- Renata Regina (PCB): 1%
- Lorene Figueiredo (PSOL): 1%
- Lourdes Francisco (PCO): 0%
- Cabo Paulo Tristão (PMB): 0%
- Indira Xavier (UP): 0%
- Vanessa Portugal (PSTU): 0%
- Brancos/nulos: 4%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Pesquisa induzida
Na pesquisa induzida, o instituto perguntou aos eleitores em quem votariam se soubessem quais os apoios os candidatos ao governo de Minas Gerais receberam. Ontem, Lula fez o seu primeiro grande ato após o início oficial da campanha, em Belo Horizonte, ao lado de Kalil.
Romeu Zema é apoiado pelo candidato do partido ao Planalto, Luiz Felipe D'Ávila. Carlos Viana e o presidente Jair Bolsonaro (PL) fecharam apoio no dia 2 de agosto. A decisão aconteceu em reunião na tarde de hoje, no Planalto, com a presença do presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto.
- Kalil com apoio de Lula: 41%
- Zema com apoio de Felipe D'Ávila: 36%
- Carlos Viana com apoio de Bolsonaro: 17%
- Marcus Pestana com apoio de Ciro Gomes: 2%
- Brancos/nulos: 2%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Pesquisa espontânea
- Romeu Zema (Novo): 17%
- Alexandre Kalil (PSD): 9%
- Carlos Viana (PL): 2%
- Outros: 4%
- Branco/nulo:19%
- Não sabe/não respondeu: 49%
Segundo turno
O Real Time Big Data testou três cenários para o segundo turno na disputa pelo governo de Minas Gerais. Zema venceria os dois adversários, e Kalil sairia vencedor contra Carlos Viana.
A diferença do atual governador para o ex-prefeito de Belo Horizonte é de 10 pontos percentuais. Mas a maior vantagem é contra Viana, com diferença de 39 pontos percentuais.
Cenário 1
- Romeu Zema (Novo): 49%
- Alexandre Kalil (PSD): 39%
- Branco/nulo: 6%
- Não sabe/não respondeu: 6%
Cenário 2
- Alexandre Kalil (PSD): 40%
- Carlos Viana (PL): 15%
- Branco/nulo: 24%
- Não sabe/não respondeu: 21%
Cenário 3
- Romeu Zema (Novo): 51%
- Carlos Viana (PL): 12%
- Branco/nulo: 19%
- Não sabe/não respondeu: 18%
Senado com empate duplo
A Real Time Big Data também analisou o cenário na disputa para o Senado. Na primeira colocação há um empate duplo entre o senador Alexandre Silveira (PSD) e o deputado estadual Cleitinho (PSC), ambos com 14%. Os demais empatam entre si, na margem de erro, que é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
Este foi o primeiro levantamento sem o nome de Aécio Neves (PSDB). O deputado federal, que era líder das pesquisas para o Senado por Minas, desistiu da candidatura e decidiu concorrer à Câmara novamente.
A pesquisa também retirou o nome da vereadora de Belo Horizonte Duda Salabert (PDT). A parlamentar desistiu de concorrer porque seu partido poderia fazer uma aliança com o PSDB, e decidiu sair candidata a deputada federal. Segundo a parlamentar, um dos motivos para disputar uma vaga no Congresso é obter maior proteção.
Estimulada
- Alexandre Silveira (PSD): 14%
- Cleitinho (PSC): 14%
- Marcelo Aro (PP): 4%
- Sara Azevedo (PSOL): 3%
- Bruno Miranda (PDT): 3%
- Pastor Altamiro Alves (PTB): 2%
- Irani Gomes (PRTB): 2%
- Dirlene Marques (PSTU): 1%
- Naomi Coura (PCO): 0%
- Brancos e nulos: 29%
- Não sabem ou não responderam: 28%
Sobre o instituto
O Real Time Big Data foi fundado em 2015, tem sede em São Paulo e fez sua primeira pesquisa presidencial em 2018, sempre por telefone e com financiamento principal da TV Record.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.