Topo

Assista a Bolsonaro chamando Moraes de canalha e xingando Barroso

Do UOL, em São Paulo

22/08/2022 21h38

Primeiro entrevistado nas sabatinas do Jornal Nacional (TV Globo) com os presidenciáveis, Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, negou ter xingado os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). Mas vídeos comprovam que Bolsonaro mentiu.

Quando Bolsonaro atacou ministros do STF? Durante discurso na avenida Paulista em 7 de setembro de 2021, Bolsonaro chamou o ministro Alexandre de Moraes de "canalha", pediu sua saída da Corte. O presidente declarou que não respeitaria nenhuma decisão de Moraes, incitando seus apoiadores contra o STF.

"Ou esse ministro se enquadra, ou ele pede para sair. Sai, Alexandre de Moraes! Deixa de ser canalha!", disse o presidente na ocasião.

Moraes é responsável por inquéritos que apuram o financiamento e a organização dos atos antidemocráticos realizados por aliados do presidente no último 7 de setembro —novos atos estão previstos para o deste ano. O magistrado também conduz a investigação que apura ameaças e notícias falsas que miram os integrantes do STF.

O presidente xingou outros ministros? Em agosto de 2021, o presidente xingou o ministro Luís Roberto Barroso de "filho da p...".

"Aquele filho da p... ainda faz isso. Aquele filho da p... do Barroso", disse em meio a uma aglomeração de apoiadores de Joinville (SC).

Na ocasião, Barroso era presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), posição ocupada atualmente por Moraes.

Na ocasião, Barroso era um dos principais alvos dos ataques de Bolsonaro, que se intensificaram em meio à discussão em torno do "voto impresso auditável".

O que Bolsonaro disse ao ser perguntado sobre as ofensas? Questionado pelo jornalista William Bonner sobre os ataques que tem feito aos ministros do Supremo Tribunal Federal, incluindo xingamentos, Bolsonaro chamou de "fake news" a afirmação de que ofendeu ministros.

"Você não está falando a verdade quando fala xingar ministros. Não existe. Isso não existe, é um fake news da sua parte", afirmou o candidato à reeleição.

Bolsonaro foi desmentido por Bonner? Em seguida, ele foi desmentido pelo apresentador da TV Globo. "O senhor começou sua resposta afirmando que eu tinha cometido fake news, em nome da verdade, candidato, o senhor xingou ministros do Supremo de canalha, você fez isso com microfone", falou o apresentador, relembrando a fala de Bolsonaro durante os atos de 2021.