Topo

Ciro Gomes compara Lula e Bolsonaro e fala em 'polarização odienta'

Do UOL, em São Paulo

23/08/2022 21h59

Em sua entrevista como candidato à Presidência para o Jornal Nacional, da Rede Globo, Ciro Gomes (PDT) voltou a fazer comparações entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) e disse que o Brasil beira "repetir 2018".

"Estou tentando mostrar ao povo brasileiro que essa polarização odienta, que eu não ajudei a construir — pelo contrário, eu estava lá, em 18, tentando advertir que as pessoas não podiam usar, vamos dizer, a promessa enganosa do Bolsonaro para repudiar a corrupção generalizada e o colapso econômico gravíssimo que foram produzidos pelo PT. Isso aconteceu no Brasil", afirmou sobre as últimas eleições presidenciais.

E agora está se tentando repetir uma espécie de 2018, portanto, a gente tem que denunciar isso, compreendendo, respeitando, vou levar em consideração as suas ponderações, mas nós temos que ser duros, sabe? A corrupção é um flagelo no Brasil
Ciro Gomes no Jornal Nacional

Em outro momento da entrevista, o candidato do PDT disse que o eleitorado recorre ao voto no petista porque deseja a saída do presidente, mas "esqueceram que amanhã tem o Brasil para governar".

Uma grande massa de brasileiros que são frustradas pela enganação do Bolsonaro mas não querem voltar ao Lula e ao PT
Ciro Gomes no Jornal Nacional

Alternativa a Lula e Bolsonaro

Ciro vem tentando se colocar como uma força política para rivalizar Lula e Bolsonaro. Mas as pesquisas indicam ele bem atrás dos dois concorrentes, geralmente figurando em situação de empate com a candidata da terceira via, Simone Tebet.

Os levantamentos mostram Ciro ocupando o terceiro lugar ou empatando tecnicamente com Tebet. No levantamento Datafolha da semana passada, o candidato do PDT teve 7% das intenções de voto, atrás de Lula e Bolsonaro, e foi seguido pela senadora, com 2%.

Já na sondagem da Quaest de agosto, Ciro, com 6%, teve empate técnico com Tebet, que ficou com 3%. A margem de erro era de dois pontos percentuais para mais ou para menos.