Topo

Sem confirmação de Lula e Bolsonaro, RedeTV! cancela debate

Lula e Bolsonaro, candidatos à Presidência da República - Ricardo Stuckert e REUTERS
Lula e Bolsonaro, candidatos à Presidência da República Imagem: Ricardo Stuckert e REUTERS

Do UOL, em São Paulo

24/08/2022 18h17Atualizada em 24/08/2022 18h43

A RedeTV! cancelou o debate com os candidatos à Presidência após não receber a confirmação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nem do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). O debate aconteceria em parceria com os sites Metrópoles e O Antagonista.

O encontro seria realizado no dia 2 de setembro, nos estúdios da RedeTV! em Osasco, Grande São Paulo. De acordo com a assessoria de imprensa da emissora, está mantida previsão de debate no dia 17 de outubro, se houver segundo turno na eleição.

Líderes nas pesquisas. Lula e Bolsonaro são os principais nomes na corrida eleitoral para Presidência. No último Datafolha, divulgado na semana passada, o petista apareceu com 47% das intenções de voto, contra 32% de Bolsonaro — a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Se ele for, eu vou. Tanto a campanha de Bolsonaro como a de Lula têm repetido que os candidatos só comparecerão em debates se seu principal adversário confirmar presença.

Na semana passada, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que "não teria sentido" Bolsonaro participar de um debate sem Lula.

Debate no dia 28. Lula e Bolsonaro devem participar no próximo domingo do debate realizado pelo UOL, a Band, a Cultura e a Folha.

Votação. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro, um domingo. O segundo turno será em 30 de outubro.

Debates cancelados. No último dia 11, o consórcio de veículos de imprensa, que inclui UOL, Folha de S.Paulo, G1, O Globo, O Estado de S. Paulo e Valor, suspendeu a realização de um debate em pool entre candidatos à Presidência da República. A decisão aconteceu porque os dois primeiros colocados nas últimas pesquisas, Lula e Bolsonaro, não se comprometeram a participar.

O evento estava marcado para 14 de setembro, em São Paulo. Em julho, a CNN Brasil também cancelou um debate.