Topo

TSE prorroga até sexta o prazo para servidores solicitarem voto em trânsito

Eleitores podem indicar capitais ou municípios com mais de 100 mil habitantes para o voto em trânsito - SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
Eleitores podem indicar capitais ou municípios com mais de 100 mil habitantes para o voto em trânsito Imagem: SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett

Do UOL, em São Paulo

24/08/2022 18h20Atualizada em 24/08/2022 19h01

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) prorrogou até a próxima sexta-feira (26) o prazo para servidores solicitarem o voto em trânsito. A decisão foi assinada e publicada em portaria desta terça-feira pelo presidente da Corte, o ministro Alexandre de Moraes.

A determinação vale para Vale, para integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital, dos Corpos de Bombeiros Militares, das Guardas Municipais e os(as) agentes de trânsito, que estiverem em serviço por ocasião das eleições, e que poderão solicitar a transferência temporária para votar em local de votação que viabilize seu exercício do voto.

A data limite para fazer o pedido havia terminado na última quinta-feira (18). A transferência temporária é um direito previsto no Código Eleitoral.

Para solicitar o voto em trânsito, o servidor precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral. A situação do documento pode ser conferida no portal do TSE.

A modalidade é disponibilizada em municípios com mais de 100 mil habitantes, além das capitais. Esta é uma opção para o eleitor que vai estar fora do seu domicílio eleitoral em algum dos dias de votação, ou nos dois turnos.

O servior que estiver fora de sua cidade, mas no mesmo estado, poderá votar para os cargos de presidente, governador, senador e deputados federal e estadual. Já quem estiver fora da UF do seu domicílio eleitoral, poderá votar somente para presidente.

O primeiro turno das eleições deste ano está marcado para 2 de outubro. Um eventual segundo turno acontece no dia 30 de outubro.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do publicado no texto anterior, o prazo para solicitar voto em trânsito esticado até sexta-feira se refere apenas a servidores: integrantes das Forças Armadas, da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal Federal, Estadual e Distrital, dos Corpos de Bombeiros Militares, das Guardas Municipais e os(as) agentes de trânsito, que estiverem em serviço por ocasião das eleições. O texto foi corrigido.