Topo

Bolsonaro diz que eleição é 'self-service' com 'pouca coisa para escolher'

Presidente Jair Bolsonaro (PL) - Clauber Cleber Caetano/PR
Presidente Jair Bolsonaro (PL) Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR

Do UOL, em São Paulo e em Brasília

26/08/2022 12h20Atualizada em 26/08/2022 12h48

O presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou hoje, durante o programa Pânico, da Jovem Pan, que a eleição é um "self-service" com "pouca coisa para escolher".

"Entendo que a eleição do dia 2 terá essa marca. Acho que o que tem na mesa é um self-service. A gente viu esses dias que tem pouca coisa para escolher", afirmou Bolsonaro durante a entrevista.

Ao usar o termo self-service ("autosserviço", em português), que diz respeito a uma tradicional modalidade de consumo em bares e restaurantes (quando o próprio cliente se serve), Bolsonaro repete uma estratégia utilizada quatro anos antes: apresentar-se não como o "melhor candidato", e sim como a opção mais palatável ao gosto do eleitor.

Bolsonaro repetiu a narrativa do self-service em vários momentos durante os últimos três anos e meio de mandato. Em em um dos episódios mais recentes, em 14 de junho, o governante declarou que às vezes é necessário escolher o "menos ruim".

"Eleições para presidente em especial é um self-service, é o que tem na mesa. Não adianta pedir camarão se não tem camarão, quero um cordeiro se não tem cordeiro. É o que está na mesa. E, às vezes, estando na mesa, você vai ter que comer. Vamos escolher o melhor ou o menos ruim. E assim foi feito em 2018", disse ele, na ocasião. A declaração ocorreu durante participação no Brasil Investment Forum 2022 (BIF 22), em São Paulo.

Na corrida presidencial de 2022, Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparecem como os dois principais candidatos nas pesquisas de intenções de voto, com maior ou menor vantagem para o petista, dependendo do instituto que faz a sondagem.

Durante a fala de hoje, o presidente e candidato à reeleição também disse que foi uma "surpresa" ele ter vencido as eleições em 2018. "Se foi uma surpresa para vocês, para mim também foi uma surpresa. Eu não tinha nada para chegar, tinha apenas a força de vontade", acrescentou.

Após participar do programa da Jovem Pan, Bolsonaro tem uma entrevista marcada para o final da tarde no podcast Ironberg.

Depois desse compromisso, o presidente viaja à cidade de Barretos, no interior de São Paulo, para participar da festa de Peão de Boiadeiro durante a noite. Após o evento, ele retorna a Brasília.