Topo

'Vivemos uma polarização que leva o Brasil para o abismo', diz Tebet

Do UOL, em São Paulo

26/08/2022 21h29Atualizada em 26/08/2022 22h50

Sem citar nominalmente outros candidatos, a senadora e presidenciável Simone Tebet (MDB) disse que o Brasil passa por uma extrema polarização que leva o país "para o abismo". A candidata concede entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, hoje.

"Nós estamos diante de uma polarização. Uma polarização política, ideológica, que está levando o Brasil para o abismo. Essa que é a grande realidade. Você tem aí uma polarização que faz com que os partidos ou alguns companheiros sejam cooptados", afirmou.

Nos últimos minutos da entrevista, a candidata voltou a fazer críticas, dessa vez mais direcionadas ao presidente Jair Bolsonaro (PL), mas novamente sem citar nomes.

"Vamos abrir os cem anos do sigilo do presidente, do cartão corporativo? Acabar com os supersalários? É gradual, a gente sabe. Eu dormi sete anos dentro do Senado Federal. Eu sei que não é fácil", falou.

Tebet tenta viabilizar a chamada terceira via, opção para eleitores insatisfeitos com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Bolsonaro, e é apoiada por partidos como PSDB e Cidadania, que abriram mão de lançar candidaturas próprias ao Planalto para endossar o nome dela.

Nas pesquisas eleitorais, a senadora ou empata com Ciro Gomes (PDT) ou fica em quarto lugar, empatada com outros candidatos. No último Datafolha, ela tinha 2% das intenções de voto.