Topo

Lula confirma presença no debate presidencial deste domingo

Do UOL, em Brasília

27/08/2022 12h46Atualizada em 28/08/2022 18h46

Candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva confirmou hoje presença no primeiro debate entre os concorrentes ao comando do Palácio do Planalto, marcado para amanhã (28), às 21h. Lula, que tenta retornar ao cargo que ocupou entre 2003 e 2010, confirmou participação no debate em mensagem publicada no Twitter.

O evento é promovido em parceria entre UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura.

Aquecimento. Antes, às 20h, o UOL faz um programa especial, direto dos estúdios da Band, em São Paulo, com a expectativa e os preparativos para o encontro.

A apresentação será de Kennedy Alencar, com comentários de José Roberto Toledo, Alberto Bombig e Carla Araújo. Diego Sarza estará na reportagem.

Convidados. Além de Lula, os seguintes candidatos foram convidados a participar do debate no estúdio da Band: Luiz Felipe d'Avila (Novo), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Bolsonaro (PL), e Ciro Gomes (PDT).

Onde assistir? A transmissão de todo o programa acontece no Canal UOL, no YouTube, no Facebook, no Twitter e nas Smart TVs Samsung, sempre ao vivo.

E Bolsonaro, vai ou não vai? A ida ou não de Bolsonaro aos debates está sendo objeto de especulação desde o início da campanha eleitoral. Ontem, em entrevista ao "Pânico", da rádio Jovem Pan, ele disse que "deve ir" ao debate de amanhã, mas não confirmou a presença.

Em agenda na manhã de hoje, véspera do debate, o atual chefe do Executivo federal e postulante à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), afirmou que "não fugirá de qualquer ambiente" para defender o que ele diz entender como "interesses" da população.

Mas, de acordo com três fontes próximas ao presidente, com a confirmação oficial da participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro já avisou que também quer ir, informou a colunista do UOL Carla Araújo. A equipe da segurança presidencial inclusive esteve nesta manhã na emissora onde acontecerá o debate. O procedimento faz parte do protocolo para receber o presidente.

A campanha ainda avalia se "fará ou não mistério" por mais algum tempo antes de oficializar a presença de Bolsonaro.

Outros candidatos. Na quarta-feira (24), as campanhas dos concorrentes de Bolsonaro haviam dado sinalização positiva em relação ao debate no domingo.

A coordenação de campanha de Lula também chegou a confirmar a presença. Posteriormente, no entanto, auxiliares do ex-presidente recuaram e divulgaram nota dizendo que "ainda não havia sido confirmada a participação". A dúvida foi esclarecida hoje com a postagem do próprio petista no Twitter.

Os embates entre Bolsonaro e Lula já ocorreram ao menos oito vezes.

Bolsonaro será o primeiro a perguntar. O debate deste domingo pode começar já em clima de confronto entre os dois candidatos que nutrem o maior clima de rivalidade entre si: Bolsonaro e Lula.

De acordo com as regras do programa, o atual presidente e candidato à reeleição será o primeiro a ter a possibilidade de fazer questionamentos aos concorrentes no bloco destinado a esse fim. O evento é dividido em três momentos com perguntas sobre programas de governo, confronto entre os candidatos e perguntas dos jornalistas. Os blocos terão moderação de jornalistas dos veículos organizadores.