Topo

8 vezes em que Bolsonaro e Lula se provocaram para debater

Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - Clauber Cleber Caetano/PR e Ricardo Stuckert
Os presidenciáveis Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Imagem: Clauber Cleber Caetano/PR e Ricardo Stuckert

Do UOL, em São Paulo

27/08/2022 04h00

O embate entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o mais aguardado dos debates da eleição de 2022. Isso porque, além de serem os líderes das pesquisas de intenção de voto, ambos já se provocaram ao menos oito vezes para debates frente a frente.

Domingo (28), no debate do UOL em parceria com Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura, isso pode acontecer. Os candidatos ainda não confirmaram oficialmente se participarão. Ontem, em entrevista à Jovem Pan, Bolsonaro disse que "deve ir" ao debate.

23 de novembro de 2021: Ao ser questionado sobre a viagem de Lula à Europa, que foi marcada por encontros com chefes de Estado, com direito a aplausos no Parlamento Europeu, Bolsonaro disse, em entrevista ao Portal Correio, da Paraíba, que quem apoia seu adversário é a "esquerda europeia".

Depois, o presidente complementou falando que não se preocupava com Lula. "Se me preocupar com isso, não durmo. A gente vai para debate? Vai. Quero debater com Lula, sem problema nenhum".

12 de abril de 2022: Um dos bastidores mais importantes do jantar de Lula com o MDB e outros partidos foi o momento em que o ex-presidente disse que gostaria de debater com Bolsonaro por que é mais cristão que ele. Na ocasião, Lula estava com Eunicio Oliveira, Renan Calheiros, Randolfe Rodrigues, Flávio Arns e Katia Abreu. "Eu sou contra o aborto. Todos sabem disso. Quero debater com Bolsonaro: eu sou mais cristão que ele."

4 de junho de 2022: Durante agenda com apoiadores em Foz do Iguaçu, no Paraná, o presidente falou sobre estratégias e disse que o presidente não participa de debates do primeiro turno, mas que se "Se Lula for, eu vou junto com ele".

13 de junho de 2022: Em entrevista à rádio CBN Recife, Bolsonaro afirmou que estava disposto a debater com Lula, mas também disse que estava se decidindo sobre essa questão porque acreditava que um debate abriria margem para que os outros candidatos o atacassem.

"Debater com o Lula, eu debato com ele hoje, sem problema nenhum, agora. O que acontece em um clima desse? Os outros candidatos vão lá para bater em mim. Todos tão contra mim. Vou levar pancada o tempo todo e não vou poder me defender. O que é lamentável no debate é o baixo nível. Não quero bater o martelo agora para não dizer que recuei."

27 de julho de 2022: Em entrevista ao UOL, Lula falou que não deve ir em todos os debates, já que gostaria de viajar o país. Questionado sobre debater com Bolsonaro, foi enfático: "Irei em debate com qualquer pessoa".

27 de julho de 2022: No mesmo dia da entrevista de Lula ao UOL, questionado sobre os próximos meses da campanha, Bolsonaro não quis muita conversa e respondeu à imprensa que o foco seria os debates com o petista, repetindo três vezes: "Vou debater com o cara".

2 de agosto de 2022: Bolsonaro afirmou ao SBT que pretendia ir aos debates independentemente da presença de Lula. "Eu pretendo ir, até porque eu tenho muita coisa para apresentar, mas não vou ficar preso a uma agenda onde alguém vai me atacar de forma gratuita", disse. "Eu não vou dar bola para isso, a ideia é comparecer aos debates", concluiu ao ser questionado se iria mesmo sem Lula.

15 de agosto de 2022: Um dias antes de a campanha começar oficialmente, Lula provocou Bolsonaro e o chamou para um debate na USP (Universidade de São Paulo) —apesar de o próprio petista não ter confirmado participação em debates.

Na ocasião, o petista disse que o rival não gosta de estudante. "Eu adoro vir aqui, debater. Debater não precisa ser só nós, de um partido só. Pode ser de outro partido político. Por exemplo, o Bolsonaro poderia vir aqui fazer um debate nas eleições. Ele não vai vir porque ele não gosta de estudante. Ele não vai vir porque o ministro da Educação dele [ex-ministro Milton Ribeiro] disse que universidade não precisa ser para todos, é só para uma pequena parte".

***

Quando: O debate organizado por UOL, Folha de S.Paulo, TV Cultura e Grupo Bandeirantes será dia 28 às 21h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Antes, a partir de 20h, o UOL terá um programa especial direto dos estúdios da Bandeirantes com os bastidores e a participação dos colunistas do UOL.