Mulher-onça, ida a Paris e cidadão milionário: memes e gafes do debate
O primeiro debate entre os candidatos a presidente da República rendeu gafes e memes. Comparação com personagens da ficção, piscadas, lembrancas de debates anteriores, ironia sobre viagem a Paris e mais temas bombaram nas redes sociais durante o programa.
Promovido pelo UOL, Folha de S.Paulo, Band e TV Cultura, o debate contou com a participação dos candidatos mais bem colocados nas pesquisas.
Concurso de piscadas
Uma das brincadeiras que mais rendeu nas redes sociais ontem foi a quantidade de vezes que os candidatos Soraya Thronicke (União Brasil) e Felipe D'Ávila (Novo) piscavam. Ela chamou atenção por piscar demais, enquanto ele, de menos.
Passeio em Paris
Em fala direcionada a Ciro Gomes (PDT), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ironizou a viagem do concorrente a Paris após o primeiro turno das eleições 2018. "Eu espero que o Ciro nessas eleições não vá para Paris. Eu espero que o Ciro fique aqui no Brasil, e que a gente sente para conversar", disse Lula.
O petista fazia referência à ida de Ciro Gomes à França depois de ter ficado de fora do segundo turno. A menção de Lula fez "Paris" ir para os assuntos mais comentados do Twitter.
Candidatos ou personagens da ficção?
Em referência à personagem Juma Marruá, da novela Pantanal, a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) disse que "vira onça" ao rebater o ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a jornalista Vera Magalhães. Ao comentar uma pergunta sobre vacinação, o presidente usou todo seu tempo para desqualificar a jornalista.
"Lá no meu estado tem mulher que vira onça. Eu sou uma delas. Eu não aceito esse tipo de comportamento e xingamento", falou Soraya, senadora pelo Mato Grosso do Sul, estado onde se passa a novela Pantanal.
Na internet, outras passagens do debate também renderam comparações com a ficção. Após anunciar seu plano de criar uma bolsa de R$ 5000 para estudantes, Simone Tebet (MDB) foi comparada com Michael Scott, da série The Office.
Felipe D'Ávila, por sua vez, foi associado a Connor Roy, de Succession, por se definir como "cidadão comum". O candidato do Partido Novo declarou um patrimônio de mais de R$ 24 milhões.
A questão das mulheres
Soraya Thronicke trouxe uma frase que está se tornando comum na política brasileira. Ao rebater o ataque do presidente Jair Bolsonaro à jornalista Vera Magalhães, ela disse que não gosta quando homens são "tchutchucas" com outros homens e "tigrão" com mulheres.
"Eu sou muito tranquila. Só que, quando eu vejo o que aconteceu agora com a Vera [Magalhães], eu fico extremamente chateada. Quando homens são tchutchucas com outros homens, mas vem para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava sim", declarou a candidata do União Brasil, em tom de indignação.
A citação também lembra episódio recente em que Bolsonaro foi chamado de "tchutchuca do centrão" por um youtuber.
Já Simone Tebet (MDB) escorregou nas palavras ao fim de uma fala de defesa das mulheres: "Nós precisamos de uma mulher para arrumar a casa". A frase é considerada machista por atribuir às mulheres o trabalho doméstico.
Momentos engraçados de debates anteriores
O debate de ontem também rendeu um resgate dos momentos mais inusitados de debates anteriores. Dois momentos entre Cabo Daciolo e Ciro Gomes nas eleições de 2018 foram lembrados. Debates das eleições municipais de 2020 também tiveram momentos destacados.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.