Topo

Datafolha: Tebet foi a melhor no debate; Bolsonaro, o pior, mostra pesquisa

Do UOL, em Brasília

28/08/2022 23h05Atualizada em 29/08/2022 11h39

A candidata à Presidência pelo MDB, a senadora Simone Tebet, teve a melhor avaliação no debate presidencial de hoje (28), segundo a pesquisa qualitativa realizada pelo Datafolha com 60 pessoas em tempo real. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, foi o pior, na avaliação dos participantes.

A pesquisa não é representativa da população brasileira e visa mostrar a percepção de eleitores indecisos sobre seu voto ou que pretendem votar em branco ou nulo em outubro.

Os participantes foram divididos em três salas virtuais e responderam a perguntas por meio de um aplicativo. Eles classificaram as respostas dos candidatos a perguntas propostas nos debate, em uma escala de péssimo, ruim, regular, bom e ótimo.

Simonte Tebet teve o melhor desempenho no debate, mostra pesquisa qualitativa  - Reprodução - Reprodução
Simonte Tebet teve o melhor desempenho no debate, mostra pesquisa qualitativa
Imagem: Reprodução

Melhor participação. A atuação de Tebet recebeu a melhor avaliação nos três blocos do evento. A candidata emedebista recebeu 43% dos votos, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 23%. O petista Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro empataram na terceira posição, com 10%.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) recebeu 2% dos votos e Felipe D'Ávila (Novo), com 8%.

Bolsonaro teve o pior desempenho no debate, mostra pesquisa qualitativa  - Reprodução - Reprodução
Bolsonaro teve o pior desempenho no debate, mostra pesquisa qualitativa
Imagem: Reprodução

Pior participação. Cinquenta e sete pessoas votaram na pesquisa qualitativa do Datafolha sobre qual candidato se saiu pior no debate presidencial. O vencedor, com 51% dos votos, foi Bolsonaro. Lula ficou na segunda posição, com 21%, e Soraya, com 14%.

Felipe d'Ávila (Novo) teve 7% dos votos, enquanto Simone Tebet (MDB) recebeu 5%. Já Ciro Gomes (PDT) reuniu 2% dos votos dos participantes.

Percepções. Após o debate, o sentimento dos eleitores que participaram da pesquisa se misturou:

  • surpresa: causada pelo desempenho dos candidatos considerandos mais desconhecidos, especialmente Tebet. Para os entrevistados, ela demonstrou "firmeza em suas palavras".
  • decepção: provocada pelos ataques pessoais, principalmente entre Lula e Bolsonaro. Para os ouvidos na pesquisa "ambos pareceram mais preocupados em atacar um ao outro" do que apresentar suas propostas.

A avaliação bloco a bloco

Veja avaliação de desempenho dos candidatos no terceiro bloco do debate - Reprodução - Reprodução
Veja avaliação de desempenho dos candidatos no terceiro bloco do debate
Imagem: Reprodução

Terceiro bloco. Ciro foi o candidato com maior índice de avaliação ótima ou boa nesta etapa (68%).

  • Tebet teve a segunda melhor taxa de avaliação ótima ou boa (67%)
  • Bolsonaro teve o maior percentual de avaliação ruim ou péssima (46%)
  • Lula teve o maior índice de avaliação regular (35%)

Segundo bloco. Nesta etapa, a senadora Simone Tebet (MDB) foi a que teve melhor avaliação (37% dos votos), enquanto Ciro Gomes (PDT) ficou com 22%, e Felipe D'Ávila (Novo), com 8%.

Já o presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, foi considerado o concorrente com pior desempenho (45% dos votos). Lula apareceu como o terceiro com pior avaliação (14%).

Tebet tem a melhor avaliação no segundo bloco, e Bolsonaro, a pior, mostra pesquisa qualitativa  - Reprodução - Reprodução
Tebet tem a melhor avaliação no segundo bloco, e Bolsonaro, a pior, mostra pesquisa qualitativa
Imagem: Reprodução

Durante esta etapa do debate, a candidata emedebista defendeu os direitos das mulheres e criticou ações de Bolsonaro durante os quatro anos de governo.

Primeiro bloco. Ao todo, 41% dos participantes consideraram que Bolsonaro se saiu pior, enquanto 21% apontaram Lula e 16% Soraya Thronicke (União Brasil).

Bolsonaro tem a pior avaliação no primeiro bloco; Ciro e tebet, a melhor, mostra pesquisa qualitativa - Reprodução - Reprodução
Bolsonaro tem a pior avaliação no primeiro bloco; Ciro e tebet, a melhor, mostra pesquisa qualitativa
Imagem: Reprodução

Já Ciro e Tebet tiveram o melhor desempenho, ambos foram apontados por 31% dos participantes como aqueles que se saíram melhor. Já o atual chefe do Executivo foi apontado por 11% e Lula por 6%.