Topo

Perguntado sobre ataques a mulheres, Bolsonaro fala em 'joguinho de mimimi'

Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante debate presidencial UOL, Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura - Renato Pizzutto/Band
Presidente Jair Bolsonaro (PL) durante debate presidencial UOL, Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura Imagem: Renato Pizzutto/Band

Do UOL, em São Paulo

28/08/2022 23h09Atualizada em 29/08/2022 00h39

Questionado pela senadora Simone Tebet (MDB) sobre o motivo de "tanta raiva das mulheres", o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse para a candidata deixar de fazer "joguinhos de mimimi". Antes disso, o atual chefe do Executivo havia dito que a candidata era uma "vergonha no Senado Federal".

"Não cola mais. Não cola isso. Uma mulher, se, porventura, faz algo errado, ela tem que responder por isso. E não ser defendida só porque é mulher. Chega de vitimismo. Somos todos iguais", disse Bolsonaro.

Armas para defender: O presidente afirmou que políticas de flexibilização das armas miram "dar chance para a mulher se defender" e citou a concessão de títulos de reforma agrária direcionados, segundo ele, em sua maioria para famílias com mulheres.

Eu defendo as mulheres. Quando eu defendo a arma no campo, em especial, é para dar chance pra mulher se defender. Eu dei mais de 370 mil títulos de reforma agrária no Brasil, seu estado foi muito beneficiado e deixo claro 90% desses títulos foram para mulheres. Vinte milhões de pessoas que recebem."
Jair Bolsonaro

Ataques contra senadora e jornalista: Antes desse confronto, Bolsonaro já havia atacado Tebet e a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura. A jornalista havia questionado o candidato Ciro Gomes (PDT) sobre a queda dos índices de vacinação no país e perguntou se as desinformações, inclusive disseminadas por Bolsonaro, impactava esse cenário.

"Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", disse Bolsonaro, sem comentar o tema da pergunta.

Tchutchuca: Em um dos momentos do debate, a candidata Soraya Thronicke (União Brasil) prestou solidariedade aos ataques feitos por Bolsonaro e disse que fica "chateada" com situações como essa.

"Quando homens são tchutchuca com outros homens, mas vêm para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava, sim", falou em referência ao youtuber que chamou Bolsonaro de "tchuchuca do centrão".

Pouco apoio entre mulheres: Segunda última pesquisa Datafolha, Bolsonaro tem 27% das intenções de voto entre as mulheres. Seu adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é líder nas pesquisas da corrida eleitoral, tem 46% dentro desse público.

A campanha de Bolsonaro tem utilizado da imagem da primeira-dama Michelle Bolsonaro para ganhar atenção das mulheres. Em sua resposta no debate, ele parabenizou a esposa pelo trabalho feito em defesa das mulheres.