Topo

Vera sobre ataque de Bolsonaro: 'Não gosta de ser questionado por mulheres'

Do UOL, em São Paulo

29/08/2022 00h17Atualizada em 29/08/2022 09h59

Ao fim do debate presidencial, a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, disse que o ataque do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra ela prejudicou o próprio candidato à reeleição. Ela também afirmou que Bolsonaro "não gosta de ser questionado por mulheres". O evento foi promovido por UOL, Band, Folha e TV Cultura.

"Ele teve uma atitude absolutamente descontrolada, desnecessária e, ao meu ver, prejudicial a ele mesmo", falou em entrevista ao colunista do UOL Kennedy Alencar na saída do debate.

Ele já fez isso em relação a mim e a outras jornalistas mulheres, é da natureza dele, ele não gosta de ser questionado por mulheres.
Vera Magalhães

Vera disse que a postura de Bolsonaro "transformou o machismo, a misoginia e a falta de políticas públicas voltadas ao governo dele o principal tema do debate e ele teve que recorrer a um papel para dizer o que fez pelas mulheres".

O chefe do Executivo tem voltado a campanha para conseguir votos do eleitorado feminino, de quem sofre rejeição.

Bolsonaro ataca Vera: "Acho que você dorme pensando em mim"

A jornalista havia questionado Ciro Gomes (PDT) sobre a cobertura vacinal do Brasil e afirmou que houve desinformação sobre as vacinas contra a covid-19 que foram disseminadas por Bolsonaro, ao que ele respondeu:

"Vera, não pude esperar outra coisa de você. Acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão em mim. Não pode tomar partido num debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro", declarou, e não respondeu à pergunta.

Fabíola: Tebet disse que atacar Bolsonaro era 'estratégia'

A apresentadora do UOL Fabíola Cidral revelou após o debate presidencial que a candidata Simone Tebet (MDB) disse ter feito uma estratégia para mostrar o lado "descontrolado" do presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Ela falou baixinho no meu ouvido que precisava confessar que planejou isso. Ela falou que sabia que Bolsonaro ia se descontrolar, mas disse ser muito grave a postura dele e que tudo foi planejado, ela queria mostrar esse lado do Bolsonaro", afirmou.

Toledo: 3ª via teve "sobrevida"

O colunista José Roberto de Toledo, do UOL, avaliou que a terceira via ganha uma "sobrevida" com o bom desempenho de Tebet e que Bolsonaro, por outro lado, não teve mais votos agregados. Em conversa com o também colunista do UOL Kennedy Alencar, Toledo comentou os dados medidos pelo Datafolha, que questionou 60 pessoas em tempo real a respeito do debate. A pesquisa não é representativa da população brasileira e visa mostrar a percepção de indecisos ou dispostos a mudarem seus votos.

Terceira via vai bem e deve diminuir chances de eleição ser resolvida no 1º turno. A atuação de Tebet recebeu a melhor avaliação nos três blocos do evento. Nesta etapa, a candidata emedebista recebeu 43% dos votos, seguida de Ciro Gomes (PDT), com 23%. O petista Luiz Inácio Lula da Silva e Bolsonaro empataram na terceira posição, com 10%.

Bombig: Lula ficou emparedado no tema corrupção; Ciro e Tebet se destacaram

O colunista do UOL Alberto Bombig avaliou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), que ocupam o topo das pesquisas eleitorais, foram "emparedados" por dois temas diferentes: corrupção e mulheres, respectivamente.

Para Bombig, o ataque do presidente contra a jornalista Vera Magalhães foi um erro "monumental", seguido de um tom já agressivo do presidente no começo do debate.

  • Assista à íntegra do debate: